Pandemia: enseñanza a distancia: desafíos y posibilidades para un mejor uso de las tecnologías digitales en la enseñanza de álgebra en un curso de ingeniería

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.741

Palabras clave:

Aula invertida. Metodologías activas. Video aula.

Resumen

Este relato de experiencia presenta reflexiones sobre las acciones emprendidas en un curso de ingeniería en una universidad privada, en el interior del estado de Bahía, para superar los desafíos enfrentados en el semestre anterior. Como consideraciones finales, se puede decir que el uso de lecciones en video fue sin duda una herramienta de fácil acogida por parte de los estudiantes ante el uso de Metodologías Activas pensadas y utilizadas desde los recursos de sus hogares, las cuales, evidenciaron aprendizajes que sin duda irán más allá del período pandémico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Lucas Matias de Eça Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, lucasceeft@hotmail.com

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC. Especialista en Metodología do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista en Ensino de Matemática en Ensino Medio, UESB (2017). Graduado en Licenciatura en Matemática, UFRB (2015). Formado em Ensino Médio pelo CEFET (2008). Ejercer una función de técnico pedagógico en SEDUC/Taperoá-BA y de profesor en FAZAG (desde 2017). Atuou como professor do Ensino Fundamental dos Anos Finais no CEAG (2015 /18), no EMEF São Brás (2017) y no EMEF Matias Nascimento (2018), bem como no Ensimo Médio nas oficinas de Práticas Experimentais em Ciência da Natureza e Introdução a Lógica de Programação pelo Programa PROEMI, no Colégio Rômulo Galvão (2015). Atuou como coordinador na Formação de docentes/discentes (do 5° e 9° ano) para a Prova Brasil em Taperoá-BA (2017) y formador de um curso com professores de matemática de Taperoá-BA, vinculado ao IFBA (2019). Participó del programa PET (2014/15), monitor de componentes curriculares Introducción al Cálculo en la UFRB (2014) y en la UPT (2014) como profesor de Matemática y Física.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, mcpaula@uesc.br

Profesora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014-2018) con doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) en Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2012-2014). Graduada en Matemática por la Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2005). Especialista en Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), en 2010. Especialista en Gestión y Tutoria en EAD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS), en 2009. Especialista en Supervisión y Administración Escolar ( FACEL- Curitiba - PR), en 2008. Es miembro de la Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) y del Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT), sob coordenação de la profesora Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para la educación en ciencias y matemáticas. Possui como temáticas de interesse em pesquisas: Formación de profesores; Estudios sobre Análises Textuais; Uso de softwares para análise de dados na pesquisa qualitativa.

Citas

BARANAUSKAS, M.C.C.; VALENTE, J. A. Editorial. Revista Tecnologia, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v.1, n.1, dez. 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14436. Acesso em: 1 jan. 2021.

BARRETO, C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, n. 4, p. 01-11, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 23 dez. 2020.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia Ativa de Aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Lei n. 9.394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

CERQUEIRA, R. S. de.; Educação no Ensino Superior em tempos de pandemia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16175. Acesso em: 14 jan. 2021.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA.; R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP.v.19, n.3, Set./Dez. 2015, p. 603-610.

Fiorentini, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas/SP, 3, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL: Gêneros textuais do argumentar e do expor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200p.

FREITAS, J. L. A. A pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto em Linhares-ES. Kiri-Kerê: pesquisa e ensino, São Mateus, n. 9, v. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32654. Acesso em: 20 jan. 2021.

MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, A. do R. S. Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16011. Acesso em: 6 jan. 2021.

MORAN, J. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 30 jan.2020.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In. BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

PEREIRA, F. K. D.; LIMA, F dos S.; BORTOLAI, M. M. S. (Re)pensando o novo normal após a pandemia da COVID-19: a realidade dos licenciandos em Química de uma Instituição de Ensino Superior da Bahia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16146. Acesso em: 10 jan. 2021.

REIS, D. dos S. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Revista Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592. Acesso em: 03 jan. 2021.

Publicado

2021-10-22

Cómo citar

Eça, J. L. M. de E., & Paula, M. C. de. (2021). Pandemia: enseñanza a distancia: desafíos y posibilidades para un mejor uso de las tecnologías digitales en la enseñanza de álgebra en un curso de ingeniería. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.741