O está supervisado curricular em tempos de pandemia: experiência em um curso de ciências biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.710

Palabras clave:

Etapa remota. Formación de profesores de ciencias. Tecnologías digitales de la información y la comunicación

Resumen

O objetivo do artigo é contribuir para a formação de professores de Ciências Biológicas a partir de das experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado Remoto em 2020. apontado como uma alternativa viável para dar continuidade aos estudos e enfrentar a situação crítica vivenciada pela população mundial no período de pandemia. Nesse contexto, escolas e universidades sofreram com mudanças radicais no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, bem as ao use intensivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Como resultado, são apresentados os relatos de experiência dos estagiários y como diretrizes para o desenvolvimento do estágio em tempo de Ensino Remoto Emergencial.

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Biografía del autor/a

Dafne Fonseca Alarcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, dafnefa@gmail.com

Professora Colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) do Centro de Educação a Distância (CEAD) no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Diseñador Educacional y Sistema Tutorial. Doutora em Engenharia y Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC-UFSC) con pesquisa nas áreas de medios, innovación y educación. Mestre em Design e Expressão Gráfica (CCE-UFSC) con pesquisa em Design Gráfico e Interativitye. Especialização em Metodologias para a Educação à Distância (UNISUL VIRTUAL) con pesquisa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Design Educacional. Graduación con Licenciatura en Educación Artística y Pedagogía (em andamento) con investigación en áreas de producción de material didáctico para EaD y Educación Lúdica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, andre.leonel@ufsc.br

Licenciado em Física, com mestrado y doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) y professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Profesor Pesquisador en el Programa de Posgrado en Educación Matemática y Ensino de Física de la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) y en el Programa de Posgrado en Educación Científica y Tecnológica de la UFSC. Participa del grupo de pesquisa COMUNIC y del proyecto Conexão Escola Mundo da UFSC. Tem experiência na area of Ensino de Física, com ênfase em Ensino de Física and na formação of teacheres, atuando principalmente nos siguientes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e ensino de física moderna e contemporânea na Educação Básica. É coordinador del Núcleo de Formación del Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) de la UFSC.

José André Angotti , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, zeangotti@gmail.com

Graduación en Física/Licenciatura (1972), mestrado (1981) y doctorado en Ensino de Ciências/Física - Instituto de Física-IFUSP y Faculdade de Educação - FEUSP da Universidade de São Paulo (1991). Profesor titular de Metodologia e Prática de Ensino de Física e do Programa de PG em Educação Científica e Tecnológica, cursos de Mestrado e Doutorado - Universidade Federal de Santa Catarina, aposentado desde marzo de 2016. Tem experiência na area of Educação, com ênfase em Educação Científica e Tecnológica, atuando principalmente en los siguientes temas: formación docente en graduación y pós-graduação: inicial y continuada, presencial y AD; educación dialógica; epistemologia, interdisciplinariedade, ensino de fisica/ciências com TDIC. Coordinador del Programa de Posgrado en Educación de la UFSC - 1992 a 1996; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - 2005 a 2007. Coordenador Geral de Conteúdos Curriculares da Diretoria de Educação Básica da CAPES em 2008. Diretor do Departamento de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC - 05/2009 a 05/2012. Coordinador Institucional de Proyectos UFSC/CAPES - DEB y DED-UAB: Uso de TIC en cursos de Graduación - 2010 a 2012; Prodocência - 2010 a 2012 e PIBID- 2011 a 2014. Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Ensino de Física, formação Docente e TDIC junto al grupo CRECIM da Universidad Autónoma de Barcelona - UAB, Barcelona - España, outubro/2014 a março /2015.

Citas

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Publicado

2021-07-16

Cómo citar

Alarcon, D. F., Leonel, A. A., & Angotti, J. A. (2021). O está supervisado curricular em tempos de pandemia: experiência em um curso de ciências biológicas. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.710