Análise de pesquisas em Educação a Distância no Brasil: produção de instituições de ensino superior públicas no período 2010-2015
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.70Palabras clave:
Educação a Distância, Pesquisa Bibliográfica, Estado da Arte, Comunicação CientíficaResumen
Pesquisa bibliográfica sobre produção científica em Educação a Distância (EaD) realizada em instituições públicas brasileiras entre 2010 e 2015. Foram analisados 1049 trabalhos do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância considerando-se a natureza do artigo e as temáticas abordadas. O método se baseou em análise de conteúdo e na classificação de Olaf Zawacki-Richter. Identificou-se que 70% dos artigos são de natureza científica e que há ampliação do número de coautores ao longo dos anos. Há predominância de trabalhos sobre Ensino-Aprendizagem e Docência (62%) corroborando a tendência verificada na área. Observou-se, também, carência de artigos sobre tecnologias para EaD e de suporte teórico específico, o que indica necessidade de maior esforço de pesquisadores nessas temáticas.Descargas
Métricas
Citas
ABBAD, G. ; ZERBINI, T. ; SOUZA, D. B. L. . Panorama das pesquisas em Educação a Distância no Brasil. Estudos de Psicologia. Natal,RN: UFRN, v. 15, p. 291-298, 2010.
ANDRÉ, M. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.1, n. 1, p. 119-131, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BERNARD, R. B.; ABRAMI, P.C.; LOU, Y.; BOROKHOVSKI, E.; WADE, A. How does distance education compare with classroom instruction? A meta-analysis of the empirical literature. Review of Educational Research, v.74, n. 3, p. 379-439, 2004.
CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Orgs) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
CHARLTON, J. R. H. Delphi technique. In: M. S. Lewis-Beck, A. Bryman, T. F. Liao (Eds.), The SAGE encyclopedia of social science research methods (v. 1). Thousand Oaks: Sage, 2004.
DEVESON, L. (2011). Database of Research on Distance Education. In: G.Williams, P. Statham, N. Brown, B. Cleland (Eds.), Changing Demands, Changing Directions. Proceedings ascilite Hobart, p.342-344, 2011.
MEC/INEP. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior. Brasília, 2013.
LITTO, F.; FILATRO, A.; ANDRÉ, C. Brazilian Research on Distance Learning, 1999-2003: A State-of-the-Art Study. Open Praxis – The Electronic Journal of the International Council for Open & Distance Education, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/180-TC-D4.htm>. Acesso em 02 abr. de 2016.
LUNA, S. O falso conflito entre tendências metodológicas .In: FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional.12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, R. X.; LEITÃO, A. U.; SILVA, A. J. C. Pesquisas em Educação a Distância: panorama da produção apresentada no ESUD entre 2010 e 2013. In: 11º ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Florianópolis,SC:UFSC, 2014.
MILL, D.; OLIVEIRA, M.R.G. A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional. Educar em Revista, Curitiba, PR:UFPR, Edição Especial, n.4, p.15-36, 2014.
MINAYO, M.C.S.(Org) Pesquisa Social: teoria método e criatividade. 29ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOORE, M. G. (Ed.). Handbook of distance education. 2 ed. New York, NY: Routledge, 2011. 690 p.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada . São Paulo, SP: Cengage Learning, 2007, 398 p.
OLIVEIRA NETO, J. D. Avaliação da Pesquisa em EAD Baseada no Modelo da Ciência Normal. In: 18° Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, 2012.
OLIVEIRA NETO, J. D.; SANTOS, E. M. Análise dos métodos e tópicos de pesquisa: uma amostra da produção cientifica brasileira na área de EaD, 1992 a 2007. In: 14º CIAED - Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, 2008.
______________________________. Analysis of the methods and research topics in a sample of the Brazilian Distance Education Publications, 1992-2007. The American Journal of Distance Education, v. 24, p. 119-134, 2010.
OLSON, T. M.; WISHER, R. A. The effectiveness of Web-based instruction: An initial inquiry. International review of Research in Open and Dsitance Learning [On-line], 2002. Disponível em <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/103/182>. Acessado em 22 mar. 2016.
POBLÁCION, D. A.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara Editora, 2006.
ROSCH, E. Principles of Characterization. In: ROSCH, E.; LLOYD, B.B. (Ed.) Cognition and categorization. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, 1978.
RUSSELL, T. L. The no significant difference phenomenon. Chapel Hill: Office of Instructional Telecommunications, University of North Carolina, 1999.
SALDANHA, L. C. D. Meta-análise da pesquisa em educação a distância. Arte Factum - Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, Rio de Janeiro,RJ, ano VII, n.1, p.1-14, 2016.
SANTOS, E. M.; NETO, J. D. O.; ARAÚJO, E. M.; OLIVEIRA, S. R. M; BARBOSA, D. H.; ZANDER, V. T. Educação a distância no Brasil: evolução da produção científica. 2007. Disponível em: < www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200753414PM.pdf> Acesso em 02 mar. 2016.
SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed., rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2009.
UNGERLEIDER, C.; BURNS, T. A systematic review of the effectiveness and efficiency of networked ICT in education. Ottawa: Canadá. [On-line]. 2003. Disponível em <http://www.cmec.ca/publications/lists/publications/attachments/55/systematicreview2003.en.pdf>. Acesso em 20 mar. 2016
WITTER, C. Produção Científica e Educação: análise de um periódico nacional. In: WITTER, G.P.(Org.). Metaciência e psicologia. Campinas: Alínea, 2005. p. 199-215.
ZAWACKI-RICHTER, O. Research areas in distance education: A Delphi study. International Review of Research in Open and Distance Learning, v.10, n.3, 2009.
ZAWACKI-RICHTER, O.; BÄCKER, E.M.; VOGT, S. – Review of Distance Education Research (2000 to 2008): Analysis of Research Areas, Methods, and Authorship Patterns. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 10, n. 6, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).