A AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GESTÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.69Palabras clave:
aprendizagem significativa, transdisciplinaridade, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino à Distância.Resumen
Na EaD (Ensino à Distância), educadores e pesquisadores debruçam esforços em modelos de ensino que privilegiem a sua qualidade o que aumenta a responsabilidade tanto do professor quanto do estudante. O objetivo desta pesquisa é identificar em que medida estudantes de cursos sob EaD conseguem, de maneira autônoma, significar e contextualizar os conhecimentos adquiridos. Foram utilizados os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel e de transdisciplinaridade de Morin e Japiassu. O campo de estudo foi formado por alunos de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) em uma instituição de ensino. A metodologia foi a reflexiva por se tratar de um desenvolvimento empírico. Constatou-se que é possível a autonomia da aprendizagem destes estudantes no que se refere à significação e à contextualização do conhecimento, desde que haja a intervenção ativa do professor-tutor, principalmente, na fase inicial dos trabalhos.Descargas
Métricas
Citas
BORDENAVE Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979, v. 1.
JAPIASSU, Hilton. O sonho da transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
MORAN et al. A ampliação dos vinte por cento a distância, ABED, São Paulo, maio de 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/172tcc3.pdf>. Acesso em: ago. 2015.
MOREIRA, Marco Antonio, MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 2006
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
__________. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
O’CONNOR, Joseph. Manual de programação neurolingüística. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
OLIVEIRA, Marcos Barbosa, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Investigações Cognitivas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PEÑA, Antonio Ontoria et al. Mapas Conceituais: uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2005.
SANTOS, Julio C. Furtado dos. Aprendizagem significativa. Porto Alegre: Mediação, 2008.
STERNBERG, Robert J.. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).