A AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GESTÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Alberto Teixeira Alvarães IFRJ
  • Anna Carolina Fontes IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.69

Palabras clave:

aprendizagem significativa, transdisciplinaridade, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino à Distância.

Resumen

Na EaD (Ensino à Distância), educadores e pesquisadores debruçam esforços em modelos de ensino que privilegiem a sua qualidade o que aumenta a responsabilidade tanto do professor quanto do estudante. O objetivo desta pesquisa é identificar em que medida estudantes de cursos sob EaD conseguem, de maneira autônoma, significar e contextualizar os conhecimentos adquiridos. Foram utilizados os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel e de transdisciplinaridade de Morin e Japiassu. O campo de estudo foi formado por alunos de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) em uma instituição de ensino. A metodologia foi a reflexiva por se tratar de um desenvolvimento empírico. Constatou-se que é possível a autonomia da aprendizagem destes estudantes no que se refere à significação e à contextualização do conhecimento, desde que haja a intervenção ativa do professor-tutor, principalmente, na fase inicial dos trabalhos.

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Publicado

2016-09-12

Cómo citar

Alvarães, A. T., & Fontes, A. C. (2016). A AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GESTÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(1), 65–79. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.69