RECURSOS DE LEARNING ANALYTICS PARA COMPOR INDICADORES AUXILIARES NA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.67

Palabras clave:

Moodle, Learning Analytics, Avaliação dos estudantes.

Resumen

Com a adoção dos ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, padrão LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, ampliam-se as oportunidades de se organizar a interação docente-discente e a disponibilização de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, links, sites e outros). Essa diversidade gera um volume de informações a serem gerenciadas pelo professor, as quais fornecem uma riqueza de elementos para apoiar a avaliação e, ao mesmo tempo, avolumam-se, dificultando sua gestão. Este artigo discute a possibilidade do uso de técnicas de Learning Analytics e apresenta os recursos disponibilizados no ambiente Moodle, que podem apoiar o trabalho docente fornecendo elementos importantes que lhe auxiliam a avaliar seus estudantes e fazer melhor a gestão dos seus materiais.

 

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Biografía del autor/a

Lucia M M Giraffa, PPGEDu- Escola de Humanidades PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul


QUEM EU SOU

É professora titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde leciona Algoritmos e Programação I . 

 

Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - FACED/PUCRS desde 2010/1.

 

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matematica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES, visto J1(2011).

 

Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação (IE). Atua na pesquisa em IE desde 1987, com enfase nos seguintes temas: Softwares Educacionais, formação de professores para uso de tecnologias, Ensino de Matemática, Gestão de Projetos e Educação a Distância. Coordenadora Geral da PUCRS Virtual (unidade de Educação a Distância) de 2006 a 2010. Pesquisadora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (MEDUCEM/PUCRS) de 2005/2 até 2011/2. Assessora Academica da Pró-Reitoria de Extensão PROEX de janeiro à dezembro de 2011.

Lider do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS (Grupo de Pesquisa em EAD da PUCRS). 

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Publicado

2016-05-23

Cómo citar

Giraffa, L. M. M. (2016). RECURSOS DE LEARNING ANALYTICS PARA COMPOR INDICADORES AUXILIARES NA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(2), 32–43. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.67