INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ESINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.65Palabras clave:
institucionalização, ensino superior, educação a distânciaResumen
O artigo analisa a institucionalização da modalidade à distância nos cursos superiores de uma Instituição de Ensino Superior. O processo instiga debates envolvendo fatores complexos e complementares, além da natureza das instituições em tomar decisões colegiadas, apresentando percepções diversificadas em contraposição aos programas governamentais que forjam um modelo que induz à mera adesão. Combinam-se nesse estudo fatores identificados por Ferreira e Mill (2013) que categorizam a institucionalização da Educação a Distância (EaD), bem como resultados de pesquisa desenvolvida por Nascimento (2014), identificando aspectos desafiadores da consolidação da modalidade na IES pesquisada. O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, documental e história oral baseadas na memória de sujeitos envolvidos. Os resultados indicam que houve avanços na implementação de políticas internas para a inserção da EaD na IES, todavia as macro diretrizes nacionais para a modalidade são tratadas como programas e não como políticas estatais.
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