INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ESINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA

Autores/as

  • Ione Rodrigues Diniz Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Paulo Rodrigues do Nascimento Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.65

Palabras clave:

institucionalização, ensino superior, educação a distância

Resumen

O artigo analisa a institucionalização da modalidade à distância nos cursos superiores de uma Instituição de Ensino Superior. O processo instiga debates envolvendo fatores complexos e complementares, além da natureza das instituições em tomar decisões colegiadas, apresentando percepções diversificadas em contraposição aos programas governamentais que forjam um modelo que induz à mera adesão. Combinam-se nesse estudo fatores identificados por Ferreira e Mill (2013) que categorizam a institucionalização da Educação a Distância (EaD), bem como resultados de pesquisa desenvolvida por Nascimento (2014), identificando aspectos desafiadores da consolidação da modalidade  na IES pesquisada. O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, documental e história oral baseadas na memória de sujeitos envolvidos. Os resultados indicam que houve avanços na implementação de políticas internas para a inserção da EaD na IES, todavia as macro diretrizes nacionais para a modalidade são tratadas como programas e não como políticas estatais.

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Biografía del autor/a

João Paulo Rodrigues do Nascimento, Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e graduado em Secretariado Executivo, em nível de bacharelado, pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Professor Assistente A da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, atuando na área de Técnicas e Gestão em Secretariado. Exerceu o cargo de secretário executivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado na Secretaria de Educação a Distância e na Universidade Federal do Ceará, com lotação no campus de Sobral. Possui experiência na área de Gestão, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente nos seguintes temas: secretariado, serviço público, institucionalização e educação a distância.

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Publicado

2016-05-23

Cómo citar

Morais, I. R. D., Nascimento, J. P. R. do, & Rêgo, M. C. F. D. (2016). INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ESINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(2), 159–172. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.65