Ensino Superior a distancia: metodologías activas con o uso de tecnologías digitales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.648

Palabras clave:

Tecnologías digitales. Metodologías Activas. Enseñanza superior.

Resumen

Este estudio aborda las tecnologías digitales en metodologías activas no Ensino Superior, en cursos de graduación a distancia, y discute prácticas educativas más innovadoras para esses cursos. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico en tres etapas: definição do objetivo, pesquisa de estudos correlatos e seleção daqueles passíveis de análise. Os resultados obtidos em uma busca no Google acadêmico foram filtrados a partir de da leitura dos títulos, resumos e textos, considerando os publicados entre 2014 e 2019. podem auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento de skills, como o poder de análise, comunicação e argumentação dos alunos. Para que se concretizem esses usos, existe una necesidad de reestruturação curricular desses cursos y de formação docente com competências para gerir essas metodologias com ferramentas tecnológicas.

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Biografía del autor/a

Rosimeire Aparecida Soares Borges , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, rasborges3@gmail.com

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Actualmente es profesora de graduación e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Líder del Grupo de Estudios y Pesquisa en Historia de la Educación y Tecnologías de la Educación (GEPHET) en la Universidad, junto con la profesora Aparecida Rodrigues Silva Duarte. Miembro del grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado por Wagner Rodrigues Valente.

Ana Elisa Cunha Anderi Castilho, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, anaelisa.anderi@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Posgraduada en Ingeniería Biomédica por el Instituto Nacional de Telecomunicaciones - INATEL (2007). Graduada en Ingeniería Eléctrica por el Instituto Nacional de Telecomunicaciones - INATEL (2003). Integrante del Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) en Univás, liderado por la profesora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Actualmente es profesora de graduación del Centro Universitário UNA, Pouso Alegre/MG. Ministrando disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Introducción a los Sistemas de Potencia y Laboratorio de Prácticas Integradas.

Márcia Aparecida Caetano Sassaki, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, caetanosassaki@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET), liderado pela professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Especialista en Supervisión Escolar, Docência para a Educação Profissional e em Inspeção Escolar. Graduada en Pedagogía y actualmente en calidad de supervisora pedagógica en el Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial - SENAC Minas, en Pouso Alegre.

Stanley Santos e Vitor , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, stanleymestrado@gmail.com

Mestrando em educação pela Univás Universidade do Vale do Sapucaí Pós-graduado em Gestão de Pessoa pela Fumesc - Machado Graduado em Comunicação Social pela Univás - Universidade do Vale do Sapucaí Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação(GEPHET ) na Univás, liderado pela profesora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Actualmente sou proprietário de uma agência de publicidade e propaganda - Agência Octo Brazil.

Luiz Claudio Dala Rosa Junior , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, adm@redesac.com.br

Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Systems pela Universidade Paulista. Tem experiencia en el área de redes de computadores, desarrollo de software, com ênfase em redes neurais. Integrante del Grupo de Estudios y Pesquisa en Historia de la Educación y Tecnologías de la Educación (GEPHET) en la Universidad, liderado por la profesora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Integrante no Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão ? GPEG Liderado pela Professora Dra, Neide Pena, o grupo visa fomentar estudos e pesquisas na area of policy of gestão and avaliação da educação, e das questões contemporâneas de ensino, currículo, aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação institucional. Pesquisa a gestão e avaliação da Educação, abordando a formação, ensino, currículo, aprendizagem e avaliação. Tem como objetivo desenvolver estudos e discutirões sobre questões contemporâneas de educação e gestão, susas políticas e prácticas de evaluación, ensino e aprendizagem, currículo, formação, nos níveis da educação básica e superior, escolar e não escolar.

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Publicado

2021-07-16

Cómo citar

Borges , R. A. S., Castilho, A. E. C. A., Sassaki, M. A. C., Vitor , S. S. e, & Junior , L. C. D. R. (2021). Ensino Superior a distancia: metodologías activas con o uso de tecnologías digitales. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 8(1), 1–22. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.648