Ensino Superior a distancia: metodologías activas con o uso de tecnologías digitales
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.648Palabras clave:
Tecnologías digitales. Metodologías Activas. Enseñanza superior.Resumen
Este estudio aborda las tecnologías digitales en metodologías activas no Ensino Superior, en cursos de graduación a distancia, y discute prácticas educativas más innovadoras para esses cursos. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico en tres etapas: definição do objetivo, pesquisa de estudos correlatos e seleção daqueles passíveis de análise. Os resultados obtidos em uma busca no Google acadêmico foram filtrados a partir de da leitura dos títulos, resumos e textos, considerando os publicados entre 2014 e 2019. podem auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento de skills, como o poder de análise, comunicação e argumentação dos alunos. Para que se concretizem esses usos, existe una necesidad de reestruturação curricular desses cursos y de formação docente com competências para gerir essas metodologias com ferramentas tecnológicas.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, S. G.; TELES, C. C. Sala de aula invertida: relato de experiência em educação a distância e presencial com uso de ambiente virtual de aprendizagem na graduação. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, p. 599-625, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/360/405. Acesso em: 02 maio 2020.
ALMEIDA, V. O.; SILVA, H. T. H.; BONAMIGO, A. W. Aprendizagem baseada em problemas na educação a distância e as influências para educação em saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 1-22, 2018. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/24/250. Acesso em: 02 maio 2020.
ALONSO, K. M.; SILVA, D. G. A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n143/1678-4626-es-39-143-499.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
AMARO, R.; SILVA, W. B. Avaliação por pares e metodologias ativas na formação de professores. In: 23º CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2017, Foz de Iguaçu. Anais [...]. Foz de Iguaçu: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/247.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020.
ARAUJO, U. F. et al. A reorganização de tempos, espaços e relações na escola com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas colaborativas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 16, n. 1, p. 84-99, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1331/pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 17, n. 25, p. 45-47, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/19537087/Aprender_e_ensinar_com_foco_na_Educa%C3%A7%C3%A3o_H%C3%ADbrida. Acesso em: 14 mar. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 12 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei n. 9394, de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/marg/portar/2001/portaria-2253-18-outubro-2001-412758-norma-me.html. Acesso em: 13 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4059, de 10 de dezembro de 2004. As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2004. Disponível: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020.
CAMARGO, R. Z.; LIMA, M. C.; TORINI, D. M. Educação, mídia e internet: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 27, n. 1, p. 106-116, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v27n1/11.pdf Acesso em: 09 abr. 2020.
CASTRO, Talita Candida; GONÇALVES, Luciana Schleder. Uso de gamificação para o ensino de informática em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 3, p. 1101-1108, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v71n3/pt_0034-7167-reben-71-03-1038.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Tradução: Fundação Lemann, Instituto Península. 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.
COSTA, J. R. de M. O processo de institucionalização da educação a distância no Brasil. 2012. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/49813 Acesso em: 02 maio 2020.
DONATO, S. P.; GHILARDI, R. Aprendizagem na modalidade semipresencial: representações sociais de estudantes de licenciaturas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET/EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/531/59. Acesso em: 09 abr. 2020.
FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-30, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762/11342. Acesso em: 03 abr. 2020.
FONSECA, J. J. S.; MOURA, A. A.; FONSECA, S. H. P. A aprendizagem invertida em educação a distância. In: 21º CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2015, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2015. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_86.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão (SE), v. 17, n. 2, p. 185-197, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6509/pdf. Acesso em: 02 maio 2020.
GALLO, P. Aprendizagem baseada em projetos e narrativa transmídia: abordagens para o engajamento dos alunos no bacharelado a distância. 2019. Disponível: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31220.pdf. Acesso em: 24 maio 2020.
GARBIN, M. C.; CAVALCANTI, C. C.; ARAÚJO, U. F. Metodologias ativas de aprendizagem na formação semipresencial de professores: articulando teoria e prática. International Studies on Law and Education, São Paulo, v. 27, p. 13-28, 2017. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002805436. Acesso em: 02 maio 2020.
GOMES, L. F. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 18, n. 1, p. 13-22, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100002&lng=en&nrm=iso Acesso em: 02 maio 2020.
LÁZARO, A. C.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET/EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/234/282. Acesso em: 14 mar. 2020.
MAIA, C.; MATAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MASETTO, M. T. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 650-667, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/37099/26724. Acesso em: 09 abr. 2020.
MICHAELSEN, L. K.; SWEET, M. The essential elements of team-based learning. New directions for teaching and learning, n. 316, p. 7-27, 2008. Disponível em: https://teamlead.duke-nus.edu.sg/vapfiles_ocs/2011/edu/Essential_Elements.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
NÓBREGA, P. P.; DAVID, P. B.; SILVA, A. S. R. Sala de aula invertida e fatores intervenientes da aprendizagem: experiência em uma instituição federal de ensino superior com uma turma de alunos de graduação. Revista Científica de Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 10, n. 18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/853/838. Acesso em: 02 maio 2020.
NONATO, E. R. S.; SALES, M. V. S.; SARLY, C. R. Educação a distância, hibridismo e metodologias ativas: fundamentos conceituais para uma proposta de modelo pedagógico na oferta das disciplinas semipresenciais dos cursos presenciais de graduação da UNEB. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 2, p. 161-171, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/489. Acesso em: 02 maio 2020.
OLIVEIRA, L. R. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. In: VÁZQUEZ, J. Z.; JIMÉNEZ, R. S.; MORENO, M. A. G. (coord.). (org.). Desafios e oportunidades para a formação e atuação do profissional da informação na era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18159/1/2015_capliv_lroliveiralecavalcanteasrsilvarmrolim.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
OLIVEIRA, P. C.; CUNHA, C. J. C. A.; NAKAYAMA, M. K. Learning management systems (LMS) and e-learning management: an integrative review and research agenda. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management, v. 13, n. 2, p. 157-180, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-17752016000200157&script=sci_arttext. Acesso em: 23 abr. 2020.
PUGENS, N. B.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Reflexões sobre o design thinking na educação a distância: produção de novos sentidos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET/EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/519/564. Acesso em: 13 abr. 2020.
QUEIROZ, J. R. C. et al. Aprendizagem por projeto e inovação tecnológica: união por competências. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 2-6, 2016. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/243/213. Acesso em: 13 abr. 2020.
ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
ROSA JUNIOR, L. C. Metodologias ativas de aprendizagem para a educação a distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em: 20 mai. 2017.
SANTO, E. E.; COLVARA, J. S. Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-19, 2019. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/325/306. Acesso em: 05 abr. 2020.
SANTOS, B. B.; ALMEIDA, A. C. A; CRUZ, A. N. Gamificação aplicada à educação: um relato de experiência na disciplina hermenêutica jurídica. In: 24º CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2018, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/6255.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.
SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1029/709. Acesso em: 25 maio 2020.
SILVA, C. P.; LIMA, T. G. Importância das tecnologias de comunicação e informação (TICs) na educação técnica profissional e no ensino superior. In: JUNIOR, J. M. A.; SOUZA, L. P.; SILVA, N. L. C. Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Inovar, 2019. Disponível em: https://editorainovar.com.br/_files/200000136-4505c4505e/Livro%20Metodologias%20ativas%20pr%C3%A1ticas%20pedag%C3%B3gicas%20na%20contemporaneidade-0.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
VALENTE, J. A. Tecnologias e educação a distância no ensino superior: uso de metodologias ativas na graduação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97-113, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9871/9929. Acesso em: 02 maio 2020.
WATTÉ, B. H. et al. Implementação da metodologia Team Based Learning (TBL) em uma estratégia de Blended Learning, no desenvolvimento da disciplina de Empreendedorismo. In: SPANHOL, F. J.; FARIAS, G. F.; SOUZA, M. V. EAD, PBL e o desafio da educação em rede: metodologias ativas e outras práticas na formação do educador coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-21381. Acesso em: 06 jun. 2020.
YAEGASHI, S. F. R. et al. Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. p. 23-35.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rosimeire Aparecida Soares Borges , Ana Elisa Cunha Anderi Castilho, Márcia Aparecida Caetano Sassaki, Stanley Santos e Vitor , Luiz Claudio Dala Rosa Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).