FLUÊNCIA TECNOLÓGICA DOS TUTORES NO MOODLE: POTENCIAL PARA PRÁTICA DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA

Autores/as

  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.63

Palabras clave:

Fluência tecnológica. Prática dialógico-problematizadora. Tutoria no Moodle.

Resumen

Investigamos a fluência tecnológica (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos tutores na prática dialógico-problematizadora durante a realização de atividades de estudo no Moodle. Metodologicamente, desenvolvemos pesquisa-ação em cursos de capacitação de tutores realizando diagnósticos via questionários tipo survey. Analisamos os resultados à luz das categorias interatividade, interação, colaboração e monitoramento eletrônico. Concluímos que fluência tecnológica é essencial para o diálogo e problematização dos conteúdos curriculares no processo ensino-aprendizagem em ambientes virtuais em rede.



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Biografía del autor/a

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012).

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Publicado

2016-05-23

Cómo citar

da Rocha Schneider, D., Mallmann, E. M., & Kieling Franco, S. R. (2016). FLUÊNCIA TECNOLÓGICA DOS TUTORES NO MOODLE: POTENCIAL PARA PRÁTICA DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(2), 144–158. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.63