Letramento digital: desafíos a la formación docente
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613Palabras clave:
Formación de profesores. Educación a distancia. tecnologías de la información y la comunicación.Resumen
A Educação a Distância y o uso cada vez mais presenta de novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula são marcos importantes. Un análise do currículo das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e o cenário em que vivemos no início do ano de 2020 indicam que nossos docentes não estão preparado to articular metodologias de ensino and tecnologias, tornando os grandes conglomerados lideres do processo de informatização do ensino . Ressaltamos que o artigo, porém, não se pretende à área de Tecnologia, mas aos debates sobre formação de professores, discutindo tais relações e sinalizando a necessidade imperiosa de que os future professores sejam apresentados às novas tecnologias e não se sintam diminuídos devido ao use of ferramentas como Google for Education y toda su conjunto de programas.
Descargas
Métricas
Citas
ABED. Legislação em EaD. Disponível em: http://www.abed.org.br/. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL, Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 abr. 2020.
CO, B. Moacir Gadotti. Youtube. 2016. (4m44s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JhHe-q7dF9g. Acesso em: 24 fev. 2020.
FERREIRA, P. Coronavírus: MEC regulamenta aulas à distância para o ensino superior por 30 dias. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-mec-regulamenta-aulas-distancia-para-ensino-superior-por-30-dias-24311999. Acesso em: 19 mar. 2020.
FRAGA, É. Brasil corre risco de ter professores em excesso e sem emprego nos próximos anos. Disponível em: encurtador.com.br/iCEZ3. Acesso em: 25 mar. 2020.
GOOGLE. Google for Education. 2020a. Disponível em: https://edu.google.com/intl/pt-BR/?modal_active=none. Acesso em: 18 mar. 2020.
GOOGLE. Google for Education: missão e valor. 2020b. Disponível em: https://about.google/intl/ALL_br/. Acesso em: 28 mar. 2020.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 341.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p. 140.
LANIER, J. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018, p. 145.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 246.
MARTINO, L. M. S. Três hipóteses sobre as relações entre mídia, entretenimento e política. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, número 6, p. 137-150, jul./dez. 2011.
MENDES, G. M. L. Manifestação contrária à Portaria 343/2020 – MEC. Acesso em: 25 mar. 2020.
PEREIRA, J. S. Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades. Novas tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2., jul. 2010.
PISCHETOLA, M.; DALUZ, L. B. A ecologia dos meios e a tecnologia como imersão cultural. Revista Contrapontos – Eletrônica, Itajaí, v. 18, n. 3, jul./set. 2018, p. 197-211.
PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. D. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional”. Novas tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 16, n. 1, jul. 2018.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the Horizon. NCB University Press, on-line, v. 9, n. 5, out. 2001. Tradução: Roberta M. de J. de Souza. Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 21 nov. 2018.
RAMOS, D. K. A formação de professores para o uso das tecnologias: um mosaico de concepções e emoções. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 1, jul. 2009, p. 1-11.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?, Educação, Formação & Tecnologia, Portugal, v. 9 n. 2, 37-55, 2016.
THE OPEN UNIVERSITY. Innovating pedagogy 2020. 8. ed. Reino Unido: The Open University, 2020, p. 49.
VICENTE, D. E. V. G.; EIDELWEIN, M. P. Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 37, n. 1, jan./jun. 2016, p. 7-22.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jane Santos da Silva, Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires, Diomario da Silva Junior, Fabíola Fortes Roldan Carmo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).