A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE

Autores/as

  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Secretaria de Educação a Distância - SEaD
  • Cezar Soares Motta Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.61

Palabras clave:

Interatividade. Pesquisa-formação online. Experimentação em Ciências. Pesquisa-qualitativa

Resumen

O artigo apresenta compreensões da experimentação em Ciências de uma pesquisa-formação online de professores. Abrange a análise de informações a partir da Análise Textual Discursiva - ATD, com interlocuções teóricas e as linguagens registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de uma aula sobre efeito estufa, de disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências. Engloba aspectos da educação online como amplificadores da comunicação em processos formativos mediados na internet. A interação dos participantes, mesmo que distantes geograficamente, com a linguagem dos artefatos disponibilizados e pela linguagem construída em diferentes interfaces, emerge como interatividade online que possibilita a transformação dos envolvidos e dos aspectos teórico-práticos da aula proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Secretaria de Educação a Distância - SEaD

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência docente no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior e Gestão de Curso de graduação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Citas

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 246-265.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BRAVO, Augustín Adúriz. Una introducción a la naturaleza de la Ciencia: la epistemologia em la enseñanza de lãs ciências naturais. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. As práticas experimentais no ensino de Física. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa et al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 53-77.

___; SASSERON, Lúcia Helena. Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa et. al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 107-139.

DIAS, Rosângela Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, v.2, 2008, p.41-70.

GIORDAN, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 59-68.

LAWS, Priscilla. Comments on D3: Physics and distance education. Disponível em: <http://web.phys.ksu.edu/icpe/Publications/teach2/comments_on_Lambourne.pdf>. Acesso em: 16 out. 2013.

HECKLER, Valmir. Experimentação em Ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA. 2014, 242 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande, Programa Pós-graduação em Educação em Ciências.

MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias de. Possibilidades e limitações das simulacões computacionais no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.24, n.2, jun 2002.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Internet e suas interfaces na formação para docência online. In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 111-137.

MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

____. Ensino e aprendizagem na educação virtual: noções elementares para educadores e gestores. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 19-36

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

SÁ. Eliane Ferreira de. Discursos de professores sobre ensino de Ciências por investigação. Tese (doutorado). Belo Horizonte: UFGM/FAE, 2009.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, 2010, p. 29-48.

SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012.

____. Formação de professores para docência online: uma experiência de pesquisa online com programas de pós-graduação. In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 11-25.

____ et al. Educação e comunicação interativas: contribuições para o desenho didático e para a mediação docente na educação online. In: In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 87-108.

____ et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, 2010.

____. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, p. 23-36.

____; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

UNIVERSITY Colorado at Boulder. Efeito Estufa. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/greenhouse>. Acesso 4 set. 2011.

VALLE, Lílian do; BOHADANA, Estrella. Sobre presença e distância: reflexões filosóficas sobre a educação virtual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (Orgs.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 37-58.

VÍDEO Estufa Solar e a secagem de Grãos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QlR9S_7sJ80>. Acesso em 4 set. 2011.

WELLS, Gordon. Da advinhação à previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de Ciências. In: COLL, César; EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 107-142.

____. Indagación Dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2001.

Publicado

2016-05-07

Cómo citar

Heckler, V., Motta, C. S., & Galiazzi, M. do C. (2016). A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(2), 129–143. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.61