EAD e a extensão universitária: transformando vidas en condominio “Brasil 500 anos” en Tarumã/SP
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585Palabras clave:
extensión. transformación. integración.Resumen
Com o intuito de ampliar e consolidar o conhecimento adquirido, no decorrer do curso de Engenharia de Produção na modalidade de Ensino a Distância, bem como promover a integração com a sociedade e otimização de espaços públicos, em 2015 foi elaborado um projeto de extensão universitária da revitalização de um condomínio destinado a idosos carentes, fundamentalado nas dificuldades ali vivenciadas. Retornando ao local neste ano de 2020, foram constatadas melhorias significativas, decorrentes de diretrizes contidas no projeto realizado. O objetivo deste trabalho é apresentar a relevância de ações acadêmicas integradas ao desenvolvimento coletivo, vivenciadas no EaD e implementadas na sociedade por meio da extensão universitária.
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; LOPES, D. O. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto: Inovação pedagógica no ensino superior, Brasília, v. 32, n. 106, p. 117-131, set./dez. 2019. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470. Acesso em: 20 mar. 2020.
ARAÚJO, U. F. et al. Adoção da estratégia de mentoria Fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 22., 2016, Águas de Lindóia. Anais [...]., Águas de Lindóia, ABED, 2016. Disponível: em http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/237.pdf. Acesso em: 27 mar.20.
ENSSLIN, L. et al. Gestão de Instituição de Ensino Superior em Educação a Distância: Revisão de Literatura. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 177-197, mai./ago. 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/5610. Acesso em: 20 mar. 2020.
Escola de Design Thinking. Mini Toolkit Design Thinking. 2015. Disponível em: http://pt.slideshare.net/BetoLima/mini-tool-kit-design-thinking. Acesso em: 20 mar. 2020.
HCD – Human Centered Design. Kit de Ferramentas. Disponível em: http://www.ideo.com/images/uploads/hcd_toolkit/HCD_Portuguese.pdf. Acesso em 24 mar. 2020.
IOCHIDA, L. C. Aprendizado Baseado em Problemas. Unifesp, 2001. Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/cedess/pbl/. Acesso em: 15 mar. 2020.
LOYOLLA, W. et al. Organização do Processo Pedagógico nos cursos de graduação da Univesp. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 22., 2016, Águas de Lindóia. Anais [...]., Águas de Lindóia, ABED, 2016. Disponível: em http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/220.pdf. Acesso em: 27 mar.20.
MEC. Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 30 mar.2020.
RAMOS, W. M. et al. Egressos de cursos a distância em uma visão bioecológica do polo como lócus do e para o desenvolvimento humano. EmRede, v. 4, n. 2, p. 328-346, 2017. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/258. Acesso em: 04 ago. 2020.
ROCHA, M. E. C. et al. Utilização de recursos tecnológicos como suporte a componentes curriculares em cursos de Engenharias. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, 10., 2018, Santana do Livramento. Anais [...]. Santana do Livramento: UFP, 2018. Disponível em: http://200.132.146.161/index.php/siepe/article/view/38950. Acesso em: 20 mar. 2020.
SILVA, L. C. et al. Projeto de revitalização de um condomínio para idosos, utilizando a metodologia baseada em problemas. In: INTERNATIONAL CONFERENCE - PROBLEM BASED LEARNING AND ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, Brazil, 2016. Disponível em: http://www.panpbl.org/site/evento/wp-content/uploads/2016/10/6117732.pdf. Acesso em: 12 mar.2020.
SINDUSCON-SP. CUB – Custo Unitário Básico da Construção Civil. São Paulo, 2020. Disponivel em: http://www.sindusconsp.com.br/cub/. Acesso em 30 mar.2020.
VELOSO, C. S. M. et al. Educação empreendedora e as novas diretrizes curriculares nacionais em engenharia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 23263-23268, nov. 2019. Disponível em: http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/4349. Acesso em: 20 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Luciene Cristina da Silva, Mariza Lucia dos Santos Rotta
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).