EAD e a extensão universitária: transformando vidas en condominio “Brasil 500 anos” en Tarumã/SP

Autores/as

  • Luciene Cristina da Silva Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, lu.engenharia.sp@gmail.com https://orcid.org/0009-0003-2734-0902
  • Mariza Lucia dos Santos Rotta Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, marizarotta26@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585

Palabras clave:

extensión. transformación. integración.

Resumen

Com o intuito de ampliar e consolidar o conhecimento adquirido, no decorrer do curso de Engenharia de Produção na modalidade de Ensino a Distância, bem como promover a integração com a sociedade e otimização de espaços públicos, em 2015 foi elaborado um projeto de extensão universitária da revitalização de um condomínio destinado a idosos carentes, fundamentalado nas dificuldades ali vivenciadas. Retornando ao local neste ano de 2020, foram constatadas melhorias significativas, decorrentes de diretrizes contidas no projeto realizado. O objetivo deste trabalho é apresentar a relevância de ações acadêmicas integradas ao desenvolvimento coletivo, vivenciadas no EaD e implementadas na sociedade por meio da extensão universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luciene Cristina da Silva, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, lu.engenharia.sp@gmail.com

Graduada em Matemática (UNESP), graduada em Engenharia de Produção (UNIVESP), posgraduada em Engenharia de Segurança do trabalho (UTFPR).

Mariza Lucia dos Santos Rotta, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, marizarotta26@gmail.com

Graduación en Ingeniería Cartográfica (UNESP), Graduación en EAD Tecnología de Producción Química (UFSCar). Actuación profesional en el Centro Paula Souza y en la Universidad Virtual del Estado de SP. Especialização no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016) y Aperfeiçoamento em Docência na Educação a Distância - Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos pela UNIVESP (2015/2016) Engenheira Cartógrafa (UNESP) y Tecnóloga de Producción Química en EAD (UFSCar). Professora aposentada no Ensino Técnico Profissional (Centro Paula Souza/ ETEC Presidente Prudente) e Mediadora Presencial e virtual no Cusrso de Engenharia de Produção nos Polos de Tarumã e Presidente Prudente.

Citas

ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; LOPES, D. O. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto: Inovação pedagógica no ensino superior, Brasília, v. 32, n. 106, p. 117-131, set./dez. 2019. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470. Acesso em: 20 mar. 2020.

ARAÚJO, U. F. et al. Adoção da estratégia de mentoria Fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 22., 2016, Águas de Lindóia. Anais [...]., Águas de Lindóia, ABED, 2016. Disponível: em http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/237.pdf. Acesso em: 27 mar.20.

ENSSLIN, L. et al. Gestão de Instituição de Ensino Superior em Educação a Distância: Revisão de Literatura. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 177-197, mai./ago. 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/5610. Acesso em: 20 mar. 2020.

Escola de Design Thinking. Mini Toolkit Design Thinking. 2015. Disponível em: http://pt.slideshare.net/BetoLima/mini-tool-kit-design-thinking. Acesso em: 20 mar. 2020.

HCD – Human Centered Design. Kit de Ferramentas. Disponível em: http://www.ideo.com/images/uploads/hcd_toolkit/HCD_Portuguese.pdf. Acesso em 24 mar. 2020.

IOCHIDA, L. C. Aprendizado Baseado em Problemas. Unifesp, 2001. Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/cedess/pbl/. Acesso em: 15 mar. 2020.

LOYOLLA, W. et al. Organização do Processo Pedagógico nos cursos de graduação da Univesp. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 22., 2016, Águas de Lindóia. Anais [...]., Águas de Lindóia, ABED, 2016. Disponível: em http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/220.pdf. Acesso em: 27 mar.20.

MEC. Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 30 mar.2020.

RAMOS, W. M. et al. Egressos de cursos a distância em uma visão bioecológica do polo como lócus do e para o desenvolvimento humano. EmRede, v. 4, n. 2, p. 328-346, 2017. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/258. Acesso em: 04 ago. 2020.

ROCHA, M. E. C. et al. Utilização de recursos tecnológicos como suporte a componentes curriculares em cursos de Engenharias. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, 10., 2018, Santana do Livramento. Anais [...]. Santana do Livramento: UFP, 2018. Disponível em: http://200.132.146.161/index.php/siepe/article/view/38950. Acesso em: 20 mar. 2020.

SILVA, L. C. et al. Projeto de revitalização de um condomínio para idosos, utilizando a metodologia baseada em problemas. In: INTERNATIONAL CONFERENCE - PROBLEM BASED LEARNING AND ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, Brazil, 2016. Disponível em: http://www.panpbl.org/site/evento/wp-content/uploads/2016/10/6117732.pdf. Acesso em: 12 mar.2020.

SINDUSCON-SP. CUB – Custo Unitário Básico da Construção Civil. São Paulo, 2020. Disponivel em: http://www.sindusconsp.com.br/cub/. Acesso em 30 mar.2020.

VELOSO, C. S. M. et al. Educação empreendedora e as novas diretrizes curriculares nacionais em engenharia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 23263-23268, nov. 2019. Disponível em: http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/4349. Acesso em: 20 mar. 2020.

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Silva, L. C. da, & Rotta, M. L. dos S. (2020). EAD e a extensão universitária: transformando vidas en condominio “Brasil 500 anos” en Tarumã/SP. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(2), 145–155. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585

Número

Sección

Dossiê Extensão na Educação a Distância