Sujeto, ideología y disciplina en el entorno virtual de la uab-unb: un análisis de los discursos para una imagen de sí

Autores/as

  • Luciana Maria Libório Eulálio Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí, Brasil lueulalio@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.561

Palabras clave:

Análisis de Discursos. Disciplinas virtuais. Educação a Distância.

Resumen

Este artículo presenta una pesquisa de mestrado acerca de dos discursos de una disciplina virtual de la UAB-UnB presenta sus estrategias de enunciación e imágenes asociadas a sus interlocutores. Adotou-se, como perspectiva teórico-metodológica, a Análise de Discursos (AD), de caráter interpretativo. Como resultado, a pesquisa mostrou que a prática social de elaboração da disciplina virtual constrói uma imagem discursiva dos sujeitos envolvidos na Education a Distância on-line; os discursos presentes nessa disciplina revelaram diferentes modos de incorporación das tecnologias digitais; e o ideológico presente no desenho da disciplina se marcou semper quando suas materias significantes se relacionaram com as susas “condições de produção”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luciana Maria Libório Eulálio, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí, Brasil lueulalio@hotmail.com

Profesora Mestra do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí- PPGEL-UFPI

Citas

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 411-439. v. 3.

CASTELLS, M. Fluxos, redes e identidades: uma teoria crítica da sociedade internacional. In: CASTELLS, M. et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.

CHARAUDEAU, P. Discursos das mídias. Tradução Ângela S. M. Corrêa. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARCZUK, S. B.; ALONSO, K. M.; ARAGÓN, R. SILVA, D. G. da. Aprender e ensinar em tempos de cultura digital. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2014. v. 1. n. 1.

FEENBERG, A. A fábrica ou a cidade: qual o modelo de educação a distância via web? In: NEDER, R. T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/CDS/UnB/Capes, 2010.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso - aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

KENSKI, M. V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas-SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. Educação e Cybercultura. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. França: Odle Jacob, 1993.

Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Eulálio, L. M. L. (2020). Sujeto, ideología y disciplina en el entorno virtual de la uab-unb: un análisis de los discursos para una imagen de sí. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(1), 145–163. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.561