Educación a distancia, currículo y hegemonía: el debate necesario

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.559

Palabras clave:

Educação a Distância. Currículo. Hegemonía. Políticas Públicas.

Resumen

Fruto de los estudios del Grupo de Investigación en Educación a Distancia y Tecnologías Educativas (GPEaDTEC) de la Universidad Estadual de Maringá (UEM)   este texto, presentado como ensayo teórico firmado sobre conceptos básicos y autores de referencia del currículo y la EaD, tiene como objetivo problematizar la Educación a Distancia (EaD) en la discusión curricular. La EaD se entiende como una modalidad educativa en auge en la Educación Superior, y el currículo como un campo en disputa, en el que existen aspectos fundamentales como la hegemonía y el conflicto, en la relación dialéctica entre sociedad y políticas públicas educativas. Se considera, en este sentido, la necesidad de un debate curricular con miras a consolidar la educación a distancia frente a un escenario educativo tan mercadológico para esta modalidad.

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Biografía del autor/a

Silvia Eliane de Oliveira Basso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Silvia Eliane de Oliveira Basso. Graduação em História (Unipar). Graduação em Pedagogia (UEM). Especialização em História do Mundo Contemporâneo (Unipar). Mestrado em Educação (UEM). Doutoranda em Educação (UEM). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Renata Oliveira Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Renata Oliveira Santos. Mestre em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em História e Sociedade. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Estadual de maringá. Atualmente, Professora de Sociologia - Educação Básica. Professora de Ciências sociais e Áreas afins - Ensino Superior. Principais temas de interesses: Educação, Ensino de Sociologia, Políticas Públicas, Educação a Distância (EaD), Tecnologia, Comunicação.

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira. Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR).  Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestranda em Educação (UEM).

 

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação (UEM). Especialização em Arte-Educação (SOET-2004). Graduação em Música com Habilitação em Licenciatura  (UEL). Docente do curso de Licenciatura em Música da Unoeste.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Maria Luisa Furlan Costa. Graduação em História (UEM). Mestrado em Educação (UEM). Doutorado em Educação (UNESP/Araraquara).  Professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC).

Citas

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Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Basso, S. E. de O., Santos, R. O., de Oliveira, D. H. I., Mertzig, P. L. L., & Costa, M. L. F. (2020). Educación a distancia, currículo y hegemonía: el debate necesario. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(1), 225–241. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.559

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