Prácticas pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje: usos y abusos

Autores/as

  • Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, mirtes.almeidam@gmail.com
  • Danilo Garcia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, danilogsilvas@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0477-3097

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.555

Palabras clave:

AVA. prácticas pedagógicas. recursos. Tecnologías. TIC.

Resumen

Teniendo en cuenta que las Tecnologías de información y comunicación no se utilizan en el campo educativo, o el Ambiente virtual de aprendizaje (AVA) se consolida como uma das mais expoentes no soporta las prácticas de aprendizaje y aprendizaje. Assim, com o intuito de investigar as formas de uso desses ambientes, realizamos o presenta trabalho, que objetivou identifican em pesquisas os resources e práticas recorrentes nos AVA durante a formação em contexto on-line. Esta es una pesquisa cualitativa, do tipo descritivo-exploratório, que utiliza técnicas de Revisão Sistemática para mapear publicaciones que tratassem de prácticas pedagógicas em AVA. A análise dos dados aponta usos recurrentes de um número limitado de recursos y una ocorrência de prácticas que não coadunam com as potencialidades que eles oferecem.

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Biografía del autor/a

Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, mirtes.almeidam@gmail.com

Graduación en Letras Português/Inglês; aluna bolsista (CAPES) do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, danilogsilvas@gmail.com

Doutorado en el área de Educación en la línea de investigación Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado al grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. Actualmente es profesor del Departamento de Letras del Instituto de Linguagens da UFMT. Atua como Professor de Francês nos cursos de graduação em Letras/Francês e em Cursos de Extensão do Instituto de Linguagens da referida universidade. Docente del Programa de Posgrado en Educación de la UFMT (PPGE-IE/UFMT). Ainda tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem y no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais, Cultura Digital e Educação a Distância/On-Line.

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Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Maia, M. D. S. de A., & Silva, D. G. da. (2020). Prácticas pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje: usos y abusos. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(1), 81–95. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.555