Instrumento evaluativo para la selección de medios y tecnologías digitales en cursos a distancia

Autores/as

  • Flavia Giffoni de Abreu dos Santos Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, flaviagiffoni@globo.com
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, luciagvilarinho@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.544

Palabras clave:

Medias. Tecnologías digitales. Educación a distancia.

Resumen

Este artículo presenta una construcción, validación y evaluación de un instrumento de evaluación para medios y tecnologías digitales en EAD. Na elaboração, buscaram-se na literatura que aborde am o tema, e, em cada um deles, foram selecionadas categorias avaliativas capaces de oferecer suporte ao planejamento do use dessas tecnologias. Tais categorias foram desmembradas em indicadores that originaram or instrument avaliativo to be used no moment da escolha das mídias and tecnologias. Este instrumento, posteriormente validado por doutores em educação y avaliado por profissionais especialistas na area, é sugestivo, podendo ser ampliado ou refinado. Como resultado de la evaluación del instrumento, se revelará la utilidad y la relevancia para la evaluación de los medios y las tecnologías digitales en el curso a distancia.

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Biografía del autor/a

Flavia Giffoni de Abreu dos Santos, Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, flaviagiffoni@globo.com

Mestra em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio, pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2011-2013), em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI 2011-2012), em Administração e supervisión escolar de la Universidade Cândido Mendes (AVM 2009-2011) y Licenciada en Letras Português-Espanhol de la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 1997-2003). Membro do grupo of pesquisa Avaliação em EAD: tendências contemporâneas, da Faculdade Cesgranrio. Experiencia en gestión de proyectos de educación a distancia y soluciones pedagógicas mediadas por nuevas tecnologías. Especialista y consultora de EaD.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, luciagvilarinho@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) y Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogía. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 y 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-feb/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 40 artigos em periódicos, 16 capítulos de livros, 4 livros e 55 trabalhos fulls em anais de eventos. Orientou 57 dissertações de Mestrado y 4 de Doutorado. Participou de 126 Bancas de Conclusão de trabalho em Mestrado ou Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa y actualmente participa da coordenação de 1 projeto na area of Avaliação. Tem experiência na area de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos siguientes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formación de profesores, ensino-aprendizagem e didática.

Citas

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Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Santos, F. G. de A. dos, & Vilarinho, L. R. G. (2020). Instrumento evaluativo para la selección de medios y tecnologías digitales en cursos a distancia. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(1), 126–144. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.544