La competencia docente en el siglo XXI: un estudio de caso en carreras técnicas a distancia en el eje tecnológico de gestión y negocios
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.536Palabras clave:
Educación a distancia. competencia docente. gestión y negocios.Resumen
Este estudo teve por objetivo identificar como competencias requeridas à atuação docente na educação técnica a distância, do eixo tecnológico Gestão e Negócios, a partir da percepção de discentes, docentes e gestores de escolas privados do Vale do Rio dos Sinos/RS. Comprende um estudo quali-quanti, exploratorio-descritivo de um estudo de caso aplicado a 361 discentes, 17 docentes y 4 gestores, via questionário semiestruturado. Temas como educação a distância e competência docente constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Achados deste estudo reportam como competência docente a capacidade de relacionar teoria e prática mercadológica, o uso de novas metodologias e ferramentas tecnológicas, e o domínio do ambiente virtual, para além do conteúdo.
Descargas
Métricas
Citas
ANGOTTI, J. A.; DE BASTOS, F.P. Metodologia e prática do ensino de física I e II. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.
BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BEHAR, P. A. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3. ed. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 25 jan. 2020.
DIAS, R. E.; LOPES, A. C. Competências na Formação de Professores no Brasil: o que (não) há de novo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1155- 1177, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000400004
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez. 2006.
KLAES, L. S. Cooperativismo e ensino a distância.2005. 270 folhas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente.1. ed. Campinas: Papirus, 2013.
LENGLER, F. R. Competências docentes na educação a distância: estudo de caso no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. 2014. 184 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Universitária) – Programa de Pós Graduação em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
LESSARD-HÉBERT, M. Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MARQUEZAN, F. F.; SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. Aprendizagem da docência na formação inicialde professores: contribuições do PIBID/Pedagogia. Educação por Escrito. Porto Alegre. v. 8, n. 1. p. 112-128, jan.-jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26020
MORAN, J.M.; MASETTO M. T.; BEHRENS. A.M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MORAN. J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORETTO, V. P. Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2013.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.
OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p.77-86.
PERRENOUD P. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PERRENOUD P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PETERS, O. Educação a distância em transição. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.
SOUSA, R. P.; MOITA; F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.14. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
WILSON, C.; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. K. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Diana Raquel Schneider Gottschalck, Giselly Santos Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).