DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS MOOC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFRB

Autores/as

  • Eniel do Espírito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0589-1298
  • Ariston Lima Cardoso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Adilson Gomes dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Karine Zanoti Fonseca Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.53

Palabras clave:

MOOC, pedagogia MOOC, educação a distância.

Resumen

MOOCs são cursos massivos online ofertados por instituições de nível superior e capazes de atrair elevado número de pessoas que buscam ampliar seu nível de conhecimento num tema específico. Este artigo busca refletir sobre os desafios pedagógicos e resultados alcançados na experiência de implantação dos MOOCs na UFRB em 2015. Configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se da técnica de triangulação de dados oriundos da experiência vivenciada, observação participativa e relatos dos estudantes participantes. O estudo conclui ressaltando a importância dos aspectos relacionados com a mediação pedagógica no processo de elaboração e implementação dos cursos MOOCs, com um roteiro de aprendizagem que possibilite ao estudante a construção autônoma do conhecimento de forma estimulante e significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação pela UDE/UFRN. Professor e pesquisador na Superintendência de Educação Aberta e a Distânia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Ariston Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Geofísica. Professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, superintendente da Superintendência de Educação Aberta e a Distância e coordenador instituticonal UAB.

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade. Atua na Universidade Federal do Reconcavo da Bahia como professor pesquisador na Superintendência de Educação Aberta e a Distância e coordenador adjunto UAB.

Karine Zanoti Fonseca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nutricionista, mestre em Ciências Farmacêuticas, doutora em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Chefe do Núcleo de Assessoramento de Programas Especiais na Pro-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação. Professora Pesquisadora nível I CNPQ/UAB e Coordenadora do Núcleo de Mídias SEAD/UFRB.

Citas

BALI, M. MOOC Pedagogy: Gleaning Good Practice from Existing MOOCs. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching. Vol. 10, No. 1, March 2014. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol10no1/bali_0314.pdf Acesso em: 26/05/15.

BRITO, G. S.; GOMES, F. C. MOOC – Massive Open Online Course. Gazeta do Povo. Educação e Mídia. 02/04/2015. Disponível em: http://goo.gl/sKD26i Acesso em: 30/05/15.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GALOTTI, K. M. et al. A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles – a Journal of Research, 40(9/10), p. 745-766, 1999. Disponível em: http://goo.gl/CWzYk6 Acesso em: 25/05/15.

INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. IN: Santana, B.; Rossini, C.; Pretto, N. L. (org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zCjZeq Acesso em: 28/05/15.

LANE, L. M. Three kinds of MOOCs. Lisa’s online Teaching Blog. Ago. 15, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zYNbbT Acesso em: 30/05/15.

MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCS. Teccogs, n. 7, p. 21-40, jan.-jun., 2013. Disponível em: http://goo.gl/2wzSJs Acesso em: 28/05/15.

PERNA, L. et al. The Life Cycle of a Million MOOC Users. University of Pennsylvania. MOOC Research Initiative Conference. December 5, 2013. Disponível em http://goo.gl/GRSaqx Acesso em: 28/05/15.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. http://goo.gl/eGuSVg Acesso em: 25/05/15.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. Elearnspace, December 12, 2004. Disponível em: http://goo.gl/DeQwRN Acesso em 30/05/15.

SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012. Disponível em: http://goo.gl/xulWfN Acesso em: 20.05.15.

SILVA, E. M. O. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, vol. 9, n.17, p.70-82, Jan. - Jun. 2014. Disponível em: http://goo.gl/lbYrrC Acesso em: 30/05/15.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

Publicado

2016-09-07

Cómo citar

Santo, E. do E., Cardoso, A. L., Santos, A. G. dos, & Fonseca, K. Z. (2016). DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS MOOC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFRB. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(1), 109–118. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.53