DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS MOOC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFRB
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.53Palabras clave:
MOOC, pedagogia MOOC, educação a distância.Resumen
MOOCs são cursos massivos online ofertados por instituições de nível superior e capazes de atrair elevado número de pessoas que buscam ampliar seu nível de conhecimento num tema específico. Este artigo busca refletir sobre os desafios pedagógicos e resultados alcançados na experiência de implantação dos MOOCs na UFRB em 2015. Configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se da técnica de triangulação de dados oriundos da experiência vivenciada, observação participativa e relatos dos estudantes participantes. O estudo conclui ressaltando a importância dos aspectos relacionados com a mediação pedagógica no processo de elaboração e implementação dos cursos MOOCs, com um roteiro de aprendizagem que possibilite ao estudante a construção autônoma do conhecimento de forma estimulante e significativa.Descargas
Métricas
Citas
BALI, M. MOOC Pedagogy: Gleaning Good Practice from Existing MOOCs. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching. Vol. 10, No. 1, March 2014. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol10no1/bali_0314.pdf Acesso em: 26/05/15.
BRITO, G. S.; GOMES, F. C. MOOC – Massive Open Online Course. Gazeta do Povo. Educação e Mídia. 02/04/2015. Disponível em: http://goo.gl/sKD26i Acesso em: 30/05/15.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GALOTTI, K. M. et al. A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles – a Journal of Research, 40(9/10), p. 745-766, 1999. Disponível em: http://goo.gl/CWzYk6 Acesso em: 25/05/15.
INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. IN: Santana, B.; Rossini, C.; Pretto, N. L. (org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zCjZeq Acesso em: 28/05/15.
LANE, L. M. Three kinds of MOOCs. Lisa’s online Teaching Blog. Ago. 15, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zYNbbT Acesso em: 30/05/15.
MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCS. Teccogs, n. 7, p. 21-40, jan.-jun., 2013. Disponível em: http://goo.gl/2wzSJs Acesso em: 28/05/15.
PERNA, L. et al. The Life Cycle of a Million MOOC Users. University of Pennsylvania. MOOC Research Initiative Conference. December 5, 2013. Disponível em http://goo.gl/GRSaqx Acesso em: 28/05/15.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. http://goo.gl/eGuSVg Acesso em: 25/05/15.
SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. Elearnspace, December 12, 2004. Disponível em: http://goo.gl/DeQwRN Acesso em 30/05/15.
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012. Disponível em: http://goo.gl/xulWfN Acesso em: 20.05.15.
SILVA, E. M. O. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, vol. 9, n.17, p.70-82, Jan. - Jun. 2014. Disponível em: http://goo.gl/lbYrrC Acesso em: 30/05/15.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).