Informe de experiencias realizadas en una carrera de grado en computación a distancia
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.509Palabras clave:
Licenciatura en Computación. Educação a Distância. Processos de Ensino e de Aprendizagem.Resumen
Este artículo presenta un relato de experiencia de un Curso de Licenciatura en Computación, ofertado en la modalidad de Educación a Distancia (EaD) en el ámbito de la Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desde el inicio del curso, en 2017, el corpo docente tem buscó alternativas que permitan potenciar os processos de ensino y de aprendizagem Neste contexto, apresentam-se algumas potencialidades e desafios vislumbrados, com base em um instrumento de pesquisa aplicado como os alunos e, também, por meio da realização de workshops reunindo docentes e tutores do curso.
Descargas
Métricas
Citas
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.BR 2017: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/ CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Decreto 9057 de 25 de maio de 2017: regulamenta o art. 80 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da da educação nacional, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 2 mar. 2020.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 75/2014: Oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital-075-2014-UAB.pdf. Acesso em: 7 jun. 2019.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria 183/2016: Regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/REA/14112017-REA-Portaria-183-de-Bolsas-UAB.pdf. Acesso em: 3 nov. 2019.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. UAB – Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab. Acesso em: 23 nov. 2019.
CASTRO, C. T., CASTRO JÚNIOR, A., MENESES, C. B. M.; RAUBER, M. Utilizando Programação Funcional em Disciplinas Introdutórias de Computação. XI Workshop de Educação em Computação – WEI, 11, Campinas/SP. Anais [...], Sociedade Brasileira de Computação, Campinas, 2003.
GARLET, D; BIGOLIN, N. M; SILVEIRA, S. R. Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica. v. 9, p. 7, 2018.
HOED, R. M. Análise da Evasão em Cursos Superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Brasília: UnB – Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada. (Dissertação de Mestrado), 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22575. Acesso em: 9 mar.2018.
LAJOLO, M. EaD: 1,5 milhão estuda a distância no Brasil. Veja Educação, 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/ead-15-milhao-de-pessoas-estuda-a-distancia-no-brasil/. Acesso em: 8 jul. 2019.
MEC. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 13 jun.2019.
MEC. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 5/2016: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 jun. 2019.
MEC. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 11 de 20 de junho de 2017: estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto 9057 de 25 de maio de 2017, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66431-portaria-normativa-11-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.774
MEDEIROS, M.; FARIA, E. T.(org.). Educação a Distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
PEREIRA, A. S.; PARREIRA, F. J.; SILVEIRA, S. R.; BERTAGNOLLI, S. C. Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809. Acesso em:22 out. 2019.
SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica, 2017. Disponível em: http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1166-referenciais-de-formacao-em-computacao-educacao-basica-julho-2017. Acesso em:12 maio 2019.
SILVEIRA, S. R.et al. Sala de aula invertida: desenvolvendo videoaulas para a pré-aula. 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, Taquara, 2019. Disponível em: http://ead.faccat.br/seminario/programacao.htm. Acesso em: 3 nov. 2019.
SOUZA, N. G.; SILVEIRA, S. R; PARREIRA, F. J. Proposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de Lógica de Programação na modalidade de Educação a Distância. ECCOM – Educação, Cultura e Comunicação. v. 9, p. 207, 2018.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação, 2016. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/frederico-westphalen/graduacao/. Acesso em: 3 nov. 2019.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Perfil dos Alunos Ingressantes do Curso de Licenciatura em Computação. Frederico Westphalen: UFSM, 2017.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Materiais Didáticos. Santa Maria: UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/criacao-de-material-didatico/. Acesso em:3 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Sidnei Renato Silveira, Cristiano Bertolini, Fábio José Parreira, Guilherme Bernardino da Cunha, Nara Martini Bigolin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).