El papel del equipo organizacional en el mapeo de los procesos de un departamento de educación a distancia en una universidad federal
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.494Palabras clave:
Equipos organizacionales. Educación a distancia. Mapeo de procesos.Resumen
This article analyzes how the organizational team impacts the mapping of work processes in a distance education environment. Through applied research, qualitative through a case study, interviews were developed with each one of those involved. It was noticed the importance of people's participation in mapping processes. It is also noteworthy that there were several perceptions regarding motivation and receptivity to changes. The involvement of civil servants in this change became a decisive factor, even if it is one of the difficulties pointed out. Finally, the participation of the team of collaborators was extremely important, making possible the effectiveness of the mapping of processes in the secretary of distance education.
Descargas
Métricas
Citas
MENDES, Gilmar Mendes. 25 anos da Constituição Federal: perspectivas. In: SEMINÁRIO DE DIREITO MILITAR, 11., 2013, Brasília. XI Seminário… Brasília: CEJUM, 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=db_In3Wz_fU. Acesso em: 5 jun. 2014.
AMARAL, I.; BONATO, S. V.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; SCHROEDER, E. A.; ABRITA, N. O método MILK-RUN como estratégia para redução de custos logísticos: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 38., 2018, Maceió. Anais [...]. Maceió: ABEPRO, 2018. p. 1-16.
AUDIA, P. G.; BRION, S. Reluctant to change: Self-enhancing responses to diverging performance measures. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 102, n. 2, p. 255-269, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2006.01.007
BACK, F. T. E. E.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Modelo para apoiar a gestão da alocação de pessoas com base na demanda de conhecimento. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 2, p. 65-96, 2012. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.63
BALDAN, R. L. Gerenciamento de processos de negócios: BPM – Business Process Management. (2. ed.). São Paulo: Érica, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 11 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLINI, C. G. P. The ABCs of effectiveness in the digital society. Communications of the ACM, v. 61, n. 7, p. 84-91, 2018. DOI: https://doi.org/10.1145/3205945
BONATO, S. V.; ISOPPO, A. S.; dos SANTOS, C.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Iniciativas de desenvolvimento de fornecedores: estudo de caso em uma indústria de equipamentos de limpeza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), 26., 2019. Anais eletrônicos [...]. Baurú, SP. 2019. p. 1-14.
BONATO, S. V.; ZIMMER, R. PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Otimização da mão de obra e definição do layout de uma linha de montagem de lixeiras. Revista eletrônica de administração e turismo – ReAT. v. 13, n.2, p. 37-52, 2019.
BUCHELE, G. T.; SCHMITZ, L. C.; DANDOLINI, G. A. Um Plano para Gerenciamento de Projetos no Contexto da Educação a Distância no Ambiente Público. Revista de Gestão e Projetos, v. 6, v. 2, p. 100-114, 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v6i2.254
COIMBRA, L. A. S.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; SCHROEDER, E. A. BONATO, S. V.; D'AVILA, L. C. O fluxo de serviço para mapeamento de falhas no processo de prestação de serviços aduaneiros: um estudo no setor de construção de plataformas petroleiras. In: XXXVIII Encontro nacional de engenharia de Produção - ENEGEP, 38., 2018, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió, 2018. p. 20-42.
COIMBRA, L. A. S.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; D'AVILA, L. C.; SCHROEDER, E. A. Fluxo de serviço para mapear falhas: estudo no setor de construção de plataformas petroleiras. Revista do instituto de ciências econômicas, administrativas e contábeis - SINERGIA, v. 23. n. 2. p. 47-60. 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8680
CHEUNG, Y.; BAL, J. Process analysis techniques and tools for business improvements. Business Process Management Journal, v. 4, n. 4, p. 274-290, 1998. DOI: https://doi.org/10.1108/14637159810238174
DAMASCENO, L. M. D. S.; RAMOS, A. S. M.; de MELO, F. A. Fatores que Influenciam a Predisposição em Seguir uma Política de Segurança da Informação em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Gestão e Projetos, v. 6, n. 3, p. 1-16, 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v6i3.381
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLYVBJERG, B. Five misunderstandings about case-study research. Qualitative Inquiry, v. 12, n. 2, p. 219-245, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800405284363
GARCIA, D. R.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Contabilidade de gestão da sustentabilidade: revisão sistemática da literatura mundial. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (Gecont), v. 6, n. 1, p. 72-88, 2019. DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2019.v6ed18298
GARCIA, D. R.; RIBEIRO, N. F.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Contabilidade na gestão da sustentabilidade: uma revisão sistemática de literatura. In: XVIII Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande / XXI Encontro de Pós-Graduação - MPU-FURG/EPG, 18., 21. Rio Grande. Anais eletrônicos [...]. Rio Grande, 2019. p. 1-3.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. (1. ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HAMMER, M. Reengineering work: don't automate, obliterate. Harvard business review, v. 68, n. 4, p. 104-112, 1990.
HAMMER, M. A empresa voltada para processos. HSM management, v. 9, n. 2, p. 6-9, 1998.
HERNANDES, P. R. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 283-307, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500777
HIPÓLITO, O. Educação a distância: uma nova realidade. [2012. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620. Acesso em 29 jul. 2019.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Alinhamento: utilizando balanced scorecard para criar sinergias corporativas. (1. ed.). São Paulo: Alta Books, 2017.
KILLUMETS, E.; D’INNOCENZO, L.; MAYNARD, M. T.; MATHIEU, J. E. A multilevel examination of the impact of team interpersonal processes. Small Group Research, v. 46, n. 2, p. 227-259, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1046496415573631
KIPPER, L. M.; ELLWANGER, M. C.; JACOBS, G.; NARA, E. O. B.; FROZZA, R. Gestão por processos: Comparação e análise entre metodologias para implantação da gestão orientada a processos e seus principais conceitos. Tecno-Lógica, v. 15, n. 2, p. 89-99, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LONGARAY, A. A.; MUNHOZ, P. R.; da SILVA, L. S.; LUNARDI, G. L.; DUARTE, S. A. Proposta de mapeamento de processos usando a BPMN: estudo de caso em uma indústria da construção naval brasileira. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, v. 10, n. 1, p. 247-275, 2017.
LONGARAY, A. A.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; MUNHOZ, P. R.; TONDOLO, V. G. Proposals for redesigning processes and the role of organizational teams: an analysis of scientific production in the light of bibliometrics. Sistemas e Gestão, v. 13, n. 2, p. 246-254, 2018. DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1386
MAIA, D. Dinheiro para ensino a distância some nas principais universidades do país. [2016]. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/08/1798519-dinheiro-para-ensino-a-distancia-some-nas-principais-universidades-do-pais.shtml. Acesso em: 29 jul. 2019.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6 ed. São Paulo: Bookman, 2012.
MANCEBO, D.; SILVA JÚNIOR, J. D. R.; SCHUGURENSKY, D. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 205-225, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698162033
MATHIEU, J. E.; MAYNARD, M. T.; TAYLOR, S. R.; GILSON, L. L.; RUDDY, T. M. An examination of the effects of organizational district and team contexts on team processes and performance: A meso‐mediational model. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, v. 28, n. 7, p. 891-910, 2007. DOI: https://doi.org/10.1002/job.480
de MESQUITA, P. S. P.; MARTINS, S. E. S. D. O.; POKER, R. B. Políticas educacionais e formação continuada de professores em educação especial na modalidade a distância: análise das publicações na base de dados SciELO. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 18, n. 2, p. 251-274, 2015. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.18.2.13441
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior. [2013] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docmaneview=downloadealias=16359-coletiva-censo-superiorecategory_slug=setembro-2014-pdfeItemid=30192. Acesso em 29 jul. 2019.
NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P. Coordenação consensual de práxis pedagógicas entre tutores e professores. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 15, n. 1, p. 179-191, 2012. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.1.15.783
PERALTA, C. F.; LOPES, P. N.; GILSON, L. L.; LOURENCO, P. R.; PAIS, L. Innovation processes and team effectiveness: The role of goal clarity and commitment, and team affective tone. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 88, n. 1, p. 80-107, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/joop.12079
PEREIRA, F. D. S.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; BONATO, S. V.; CZARNESKI, F. R. C. Ambientes de produção enxuta sustentável: proposta de um estudo bibliométrico. In: XXIX Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração - ENANGRAD, 29., 2018, São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo, 2018. p. 1-18.
PEREIRA, F. D. S.; BONATO, S. V.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; CZARNESKI, F. R. C.; D'ÁVILA, L. C. Caracterização da produção científica sobre ambientes de produção enxuta sustentável: uma análise das publicações entre 2007 e 2017 através da bibliometria. Revista livre de sustentabilidade e empreendedorismo (Relise), v. 4, n. 6, p. 177-199, 2019.
PEREIRA, J. G.; AZEVEDO, S. H. S.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Inovação no comércio exterior: revisão bibliográfica da produção brasileira entre 2003 e 2018. In: XVIII Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande / XXVIII Congresso de Iniciação Científica - MPU-FURG/CIC, 18., 28. Rio Grande. Anais eletrônicos [...]. Rio Grande, 2019. p. 1-3.
PEREIRA, J. G.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Inovação no comércio exterior: revisão bibliográfica da publicação brasileira entre 2003 e 2018. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 40, n. 9, p. 1-10, 2019.
PEREIRA, M. F.; DE LINHARES, J. A.; BIANCHI, I. S.; MORITZ, G. D. O. Modelo de produção de material didático: O uso da notação BPMN em curso a distância. Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 4, p. 45-66, 2011.
PEREIRA JUNIOR, E. F. Z; D'AVILA, L. C.; PEREIRA, F. D. S. Indicadores de desempenho em serviços e produção: proposta de mapeamento da produção científica à luz da bibliometria. Revista do instituto de ciências econômicas, administrativas e contábeis - SINERGIA, v. 22, n.2, p. 61-74, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v22n2-7529
PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; LONGARAY, A. A.; MUNHOZ, P. R. D. S. Propostas de redesenhos de processos e o papel das equipes organizacionais: uma análise à luz da bibliometria. In: XXVIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ENANGRAD, 28., 2017. Anais eletrônicos [...]. Brasília, 2017. p. 1-18.
PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; SCHROEDER, E. A.; DOLCI, D. B. Limitações digitais, causas e consequências na efetividade do uso do site trello no planejamento estratégico de uma secretaria de educação a distância de uma universidade federal. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 1, p. 69-85, 2019.
PIMENTEL, F. S. C.; MERCADO, L. P. L.; FREITAS, M. A. S.; OLIVEIRA, C. L. D. A. P. Ações de extensão na educação a distância: a experiência de implementação numa universidade pública. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, p. 641-655, 2018.
PRADELLA, S. Gestão de processos: da teoria à prática. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
PRADELLA, S. Gestão de processos: uma metodologia redesenhada para a busca de maior eficiência e eficácia organizacional. Revista Gestão e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 94-121, 2013.
PORTAL BRASIL. Ensino superior registra mais 7,3 milhões de estudantes. [2014]. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/09/ensino-superior-registra-mais-de-7-3-milhoes-de-estudantes. Acesso em 29 jul. 2019.
QUINTANA, A. C.; FERNANDES, V. L. P. Percepção do estudante de educação técnica a distância de nível médio sobre a realização das tarefas avaliadas no ambiente virtual. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, n. 2, p. 127-150, 2014. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.2.12681
ROBBINS, S. Comportamento organizacional. (14. ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
ROESCH, S. M.; BECKER, G. V.; de MELLO, M. I. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2015.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – FURG. Sobre a SeaD. 2017. Disponível em: http://www.sead.furg.br/index.php/sead/sobre. Acesso em: 29 jul. 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. (2. ed.). São Paulo: Cortez, 2017.
da SILVA, J. S. O trabalho do professor-tutor nos cursos a distância: um olhar sobre a regulamentação e a organização do trabalho docente. In: XVII Congresso Internacional de educação a distância, 17., 2011. Anais eletrônicos. Manaus, 2011. p. 1-10
da SILVA, M. B. D.; BONATO, S. V.; ABRITA, N. F. M.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Análise do retorno de paletes e chapatex em empresas de bebidas. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção - RELAINEP, v. 7, n. 11, p. 68-81, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.64109
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookma, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Errol Fernando Zepka Pereira Junior, André Andrade Longaray, Paulo Roberto da Silva Munhoz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).