EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, HIBRIDISMO E METODOLOGIAS ATIVAS: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO NA OFERTA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UNEB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.489

Palabras clave:

Educação a Distância, hibridismo, metodologias ativas

Resumen

Aborda uma proposta de modelo pedagógico para disciplinas semipresenciais na graduação presencial da UNEB, utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como recorte inicial de uma pesquisa-aplicação (PLOMP el al., 2018) em desenvolvimento para construir um modelo pedagógico funcional para o ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a construção dos fundamentos teórico-conceituais. Bacich (2015), Moran (2015), Lave (1991), Wenger (1996), Farias (2006), Filatro e Cavalcante (2018), Farias (2006) e Cardoso (2014) sustentam as discussões sobre metodologias ativas e hibridismo. Neste artigo, apresenta-se a convergência de metodologias ativas com tecnologias digitais no âmbito do ensino híbrido.

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Biografía del autor/a

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Mestre em Educação (UNEB). Licenciado em Letras (UCsal). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professor Adjunto do Departamento de Educação I (UNEB).

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Educação (UNEB), Licenciada em Pedagogia (UCSal), Professora Adjunta do Departamento de Educação I e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

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Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Nonato, E. do R. S., Sales, M. V. S., & Sarly, C. R. (2019). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, HIBRIDISMO E METODOLOGIAS ATIVAS: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO NA OFERTA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UNEB. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 6(2), 161–171. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.489

Número

Sección

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning