REDES DE COOPERAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEAD/UFRB
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.480Palabras clave:
redes de cooperação, internacionalização, globalizaçãoResumen
O formato organizacional de redes firmado em acordos de cooperação e/ou protocolo de intenções entre instituições tem se constituído em novas oportunidades de desenvolvimento de programas, atividades e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior (IES). Tais acordos são viabilizados em redes interinstitucionais, imersas em um contexto de mudança nos diversos segmentos sociais. Neste relato de experiência do acordo de cooperação e o protocolo de intenções firmados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), constitui-se em um estudo caso, com o objetivo de analisar aspectos importantes da forma organizacional em redes de cooperação com ênfase na internacionalização.
Descargas
Métricas
Citas
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de Cooperação Empresarial: Estratégias de Gestão da Nova Economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto, 2003.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FOSSATTI, P.; MIRANDA, J. A. A. de; MOEHLECKE, C. Internacionalização das IES brasileiras: uma análise crítica ante as dificuldades na gestão. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, 2015, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata, Argentina: 2015.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GIL, C. A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOUVEIA, Andréa Barbosa; DE AZEVEDO, Mário Luiz Neves; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd /The Post Graduation and the Internationalization of Higher Education: Trends and Problems-The Place of the ANPED. Plurais. Revista Multidisciplinar, v. 2, n. 2, p. 10-26, 2017.
JUSTINO, Elisa Kaspareit. Internacionalização das instituições de ensino superior: estratégia ou modismo Internationalization of higher education institutions: strategy or fashion. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v. 2, n. 2, p. 38-60, 2009.
MEDEIROS, Sabrina Evangelista. SOBRE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COMPLIANCE-observações derivadas das atividades da Agência Brasileira de Cooperação. Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, n. 1, 2019.
MIURA, Irene K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. Tese de Livre Docência, São Paulo, FEA-RP, 2006.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MUCKENBERGER, E.; MIURA, I. K. Motivações Para a Internacionalização do Ensino Superior: Um Estudo de Casos Múltiplos em um Sistema de Ensino Superior Confessional Internacional. Archivos Analíticos de Políticas Educativas= Education Policy Analysis Archives, v. 23, n. 1, p. 106, 2015.
MUELLER, C.V. O processo de internacionalização do ensino superior: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SANTOS, R. C. dos. Os caminhos da Internacionalização Universitária: o caso da UFRB. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
STALLIVIERI, L.; COELHO, C. P. V. Internacionalização do Instituto Federal de Santa Catarina-Projeto de Cooperação Bilateral França Brasil. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, 2015, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata, Argentina: 2015.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).