PEDAGOGIAS DAS CONEXÕES: ENSINAR E APRENDER NA SOCIEDADE DIGITAL BLENDED

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.475

Palabras clave:

Pedagogias das Conexões, Sociedade Digital Blended, Redes Sociais Digitais, Educação 4.0. Aprendizagem ubíqua em rede.

Resumen

As redes sociais digitais, enquanto fenômeno da cultura contemporânea, potencializam interações sociais, intercâmbio de informações e saberes. O objetivo deste trabalho é problematizar as apropriações das plataformas de redes sociais digitais como modo de compreender o impacto provocado por elas em relação ao ensinar e aprender no contexto da sociedade blended. Trata-se de um estudo netnográfico, utilizando observação participante encoberta para mapear iniciativas educacionais não-formais em plataformas digitais, assumindo a dimensão da cibercultura como referencial teórico e as redes sociais digitais como redes de conexões e interações humanas, que têm na internet um espaço que potencializa a difusão e construção de saberes, instituindo as pedagogias das conexões.



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Biografía del autor/a

Camila Lima Santana e Santana, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Pedagoga

Mestre em Educação e Contemporaneidade

Doutora em Educação

Professora do IF Baiano

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Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Santana, C. L. S. e. (2019). PEDAGOGIAS DAS CONEXÕES: ENSINAR E APRENDER NA SOCIEDADE DIGITAL BLENDED. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 6(2), 184–202. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.475

Número

Sección

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning