PEDAGOGIAS DAS CONEXÕES: ENSINAR E APRENDER NA SOCIEDADE DIGITAL BLENDED
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.475Palabras clave:
Pedagogias das Conexões, Sociedade Digital Blended, Redes Sociais Digitais, Educação 4.0. Aprendizagem ubíqua em rede.Resumen
As redes sociais digitais, enquanto fenômeno da cultura contemporânea, potencializam interações sociais, intercâmbio de informações e saberes. O objetivo deste trabalho é problematizar as apropriações das plataformas de redes sociais digitais como modo de compreender o impacto provocado por elas em relação ao ensinar e aprender no contexto da sociedade blended. Trata-se de um estudo netnográfico, utilizando observação participante encoberta para mapear iniciativas educacionais não-formais em plataformas digitais, assumindo a dimensão da cibercultura como referencial teórico e as redes sociais digitais como redes de conexões e interações humanas, que têm na internet um espaço que potencializa a difusão e construção de saberes, instituindo as pedagogias das conexões.
Descargas
Métricas
Citas
BARABÁSI, A. L. Linked - a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.
BINET, M., 2011. Da Observação flutuante e encoberta ao Corpus: exploração e consolidação da pesquisa de terreno microetnográfica. Documento de Trabalho do GIID n. 29. Lisboa: FCSH-UNL.
CARBONELL, S. Pedagogias do século XXI: Bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Artmed, 2016.
COUTO, E. S. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, C., and SANTOS, E. (org). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
FRANCO, A. Escola de Redes: novas visões sobre a sociedade, o desenvolvimento, a Internet, a política e mundo globalizado. Curitiba: Escola-de-Redes, 2008.
HINE, C. Virtual Methods and the Sociology of Cyber-Social-Scientific Knowledge. In: HINE, Christine (org.). Virtual Methods. Issues in Social Research on the Internet. Oxford: Berg, 2005.
KOZINETS, R. V. Netnografia: A arma secreta dos profissionais de marketing: Como o conhecimento das mídias sociais gera inovação. 2010. Disponível em: http://bravdesign.com.br/wp-content/uploads/2012/07/ netnografia_portugues.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
LASTA, E.; BARRICHELLO, E. M. R. Proposta de uma matriz de análise de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade presentes em blogs corporativos. In: INTERCOM – RBCC. São Paulo, v.36, n.1, p. 249-268, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/interc/v36n1/13.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.
LÈVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
McLUHAN, M. El aula sin muros. Barcelona: Cultura Popular, 1986.
MOREIRA, A. Blended (e)Learning na Sociedade Digital (Estudos Pedagógicos Dinâmicas Educacionais Contemporâneas, Livro 5). Whitebooks. Edição do Kindle.
MOREIRA, J.A. BARROS, D. MONTEIRO, A. (org.) Educação a Distância e eLearning na Web Social. Santo Tirso: Whitebooks.
MOREIRA, A. Blended (e)Learning na Sociedade Digital (Estudos Pedagógicos Dinâmicas Educacionais Contemporâneas Livro 5). Whitebooks. Edição do Kindle.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?. ReCeT: Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, v. 2, p. 17-22, 2010.
SANTANA, C. L. S. Pedagogia das conexões: Notas sobre educação e redes sociais digitais. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO - CHALLENGES 2019, XI, 2019, Braga. (Anais…). Braga: UMINHO, 2019, 955-966.
SANTANA, C. L. S. Visibilidade mediada: estratégias e ações docentes no Twitter. 2014. 257f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SANTANA, C. L. S. Aprendizagem em rede: novos olhares sobre o Orkut. 2008. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2019.
SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. In: International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, v. 2, n. 1., 2005. Disponível em: http://www.itdl.org/Journal/ Jan_05/article01.htm. Acesso em: 08 fev. 2019.
SÁ, S. P.; POLIVANOV, B. Presentificação, vínculo e delegação nos Sites de Redes Sociais. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 13-36, 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/341. Acesso em: 08 fev. 2019.
ZAGO, G. Recirculação jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011. 204p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/28921. Acesso em: 08 fev. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).