A HIBRIDIZAÇÃO COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO DO ENSINOAPRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.464Palabras clave:
Ensino Hibrido. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Tecnologias Educacionais. Competência de Organização.Resumen
Por reconhecer o valor da hibridização e sua capacidade em apresentar alternativas para a inovação no ensino-aprendizagem, esse artigo indica práticas de metodologias ativas e tecnologias educacionais que podem compor a dinâmica didático-pedagógica de cursos oferecidos de forma híbrida, a fim de sugerir caminhos possíveis para professores interessados em mobilizar novas formas de ensinar e aprender. Além disso, destaca quais competências e habilidades são exigidas para esse professor. As reflexões compartilhadas nesse texto são resultado de uma síntese das práticas realizadas pela autora nos últimos 14 anos no campo do ensino híbrido, bem como de leituras de referências teóricos relevantes para pesquisa em educação, como Moran, Ausubel, Vygotsky, Silberman, Bruner e Antônio Nóvoa.
Descargas
Métricas
Citas
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
FROES BURNHAM, Teresinha. Políticas de educação a distância no Brasil. Buscando entender o discurso oficial contemporâneo. Versão não publicada. Salvador. 2002.
BRASIL. Ministério de Educação e Comunicação do Brasil. Portaria Nº 4.059/04. [online]. Brasília, 10 dez;2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/ pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 14 mar 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Chrysallís, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multirrefrencial e o currículo contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.
MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Tradução de Cristina Magro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2, 2015.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/ entrevistas/antonio_novoa.htm. Acesso em: 11 fev. 2013.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE- Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2017.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).