A NATUREZA HÍBRIDA DO ENSINO MÉDIO À DISTÂNCIA, DESAFIOS E METODOLOGIA

Autores/as

  • Jorge Maurício da Silva Brito Secretaria de Estado da Educação do Amapá
  • Evaldo Expedito dos Santos Secretaria de Estado da Educação do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.452

Palabras clave:

Ensino-médio, Distância, Híbrido, Método

Resumen

Neste trabalho pretendemos discutir a natureza híbrida do ensino médio a distância e propor uma metodologia de sua abordagem que seja adequada a essa modalidade de educação. Apresentamos uma análise teórica descritivo-analítica com ênfase nas metodologias ativas, papéis do docente no EaD e na aprendizagem colaborativa. Constatamos que o ensino híbrido não é uma simples combinação de métodos pedagógicos diferentes (presencial e a distância), mas uma proposta de ensino polissêmica, com identidade própria, com uma pedagogia singular e que integra tanto a experiência presencial quanto a distância da aprendizagem. Além disso, constatamos também que o método híbrido exige um expediente razoável de trabalho sobre a triagem dos conteúdos do currículo, a definição de recursos, estratégias, resultados esperados e avaliações que possam mensurar a competência conceitual e experiencial do aluno.


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Biografía del autor/a

Jorge Maurício da Silva Brito, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Professor de Química da Secretaria de Estado da Educação do Amapá, Especialista em Moodle da empresa AMAPATECH - Tecnologias Educacionais Inteligentes.

Especialista em Gestão Escolar (Faculdade FATECH) e em Educação à Distância (Instituto PROMINAS)

Evaldo Expedito dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá.

Especialista em Informática pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Brito, J. M. da S., & dos Santos, E. E. (2019). A NATUREZA HÍBRIDA DO ENSINO MÉDIO À DISTÂNCIA, DESAFIOS E METODOLOGIA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 6(2), 308–322. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.452

Número

Sección

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning