MEMES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFÂNCIA E CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.431Palabras clave:
Pedagogia, Infância e Consumo, Cultura Digital, MemesResumen
Este artigo apresenta a experiência desenvolvida na oficina “Consumo e Infância” no curso de Pedagogia, cujo objetivo nuclear foi o de aprofundar a discussão em torno dos temas Contemporâneos da Educação Infantil, considerando uma compreensão crítica do ato de estudar e do fazer docente com os temas transversais e urgentes ao currículo. O foco do artigo se desdobra no espectro da cultura digital, autoria na produção de conhecimento com a teoria mimética de Ricouer e na elaboração de memes educativos. A avaliação do processo de aprendizagem foi pautado na tríplice mimese. O resultado possibilitou demonstrar que os processos de criação de conhecimento no âmbito da cultura digital, conectados aos temas contemporâneos sociais possuem grande potencial a ser explorado na educação.
Descargas
Métricas
Citas
AMIEL, Tel; DURAN, Maria Renata. Desafios do Trabalho com Recursos Educacionais Abertos naa Formação Inicial Docente. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/66. Acesso em fev.2019.
BORGES, Marilene. A. F. O uso da web 2.0 em cursos de educação a distância: criando novas possibilidades. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, LISBOA. II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CARRAHER, Terezinha N.; CARRAHER. David W.; SCHLIEMANN. Analúcia D. Na vida dez, na Escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CERNY, Roseli Zen. BURIGO, Carla C. TOSSSATI, Nayara M. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista Educação Pública. V.25 – nº9. Pg. 341-353. Cuiabá, 2016.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo. Companhia das Letras. 2007
ESPERANÇA, Joice Araujo; RIBEIRO, Paula Costa. Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais . Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 2, 759-790, maio/ago. 2014 .
FONTANELLA, Fernando Israel. O que é um meme na Internet? Proposta para uma problemática da memesfera. III Simpósio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2009 - ESPM/SP - Campus Prof. Francisco Gracioso.
GIBSON, Willian. Neuromancer. 3ª Ed. São Paulo: Editora Aleph, 1991.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 1383: taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais de idade por sexo, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=5&i=P>. Acesso em: 06 nov. 2016.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa – São Paulo, Editora 34: 2010 (3ª edição)
MOREIRA, J. António. Cenários Inovadores em (Blended) Elearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.5, n.1. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/50/90. Acesso em fev.2019.
PACHECO, José. TEDxUNISINOS: Experiências Inovadoras na Educação. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=reOEnY8jkjo >. Acesso em: 06 jun. 2016.
RAMALHO, José Antonio. Mídias Sociais na Prática. Campus, 2010.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RENNER, S; NISTI, M. Criança, a alma do negócio. [Filme]. Produção de Marcos Nisti, Direção de Estela Renner. Brasil, Maria Farinha Produções, 2009. AVI 700mb. (49 min). AVI. son. color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM (Doc. parcial)
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, v. I. Campinas: Papirus, 1994.
SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. Florianópolis, 2009.
SOUZA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço.VÉRTICES, Campos dos Goytacazes, volume 15, nº 1, p. 127-148, janeiro a abril de 2013
TORI, Romero. Tecnologia e Metodologia para uma Educação sem Distância. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/64/82. Acesso em fev.2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).