IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.425Palabras clave:
formação, imaginário, tecnologia, virtual, docência,Resumen
Neste texto, toma-se como pressuposto que a formação de um docente, independentemente da modalidade, carrega as mesmas angústias que, historicamente, afligem a profissão. Do questionamento sobre os imaginários da docência emergentes no ambiente virtual de aprendizagem, reflete-se sobre o constituir-se professor(a) pela internet, e assim buscam-se as potencialidades e os perigos que rondam essa formação, mediatizada pela internet. Rastreiam-se conceitos como Imaginário educacional (ARAÚJO, 2010), Tecnologias do Imaginário (SILVA, 2006) e formação de professores (GUSDORF, 1967). Por fim, reconhece-se, em parte, a racionalização tecnicista dos processos, que podem conduzir a constituição de imagens da docência voltadas à formação de um técnico.
Descargas
Métricas
Citas
ARAÚJO, A. F. R. de A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, set./dez., 2010.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.
DOSSIÊ - Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/indexE.jsf/. Acesso em: 20 fev. 2019.
DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DURAND, G. O Imaginário. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.
DURAND, G. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
GUSDORF, G. Professores para quê? Lisboa: Morais Editora, 1967.
HENTGES, A. Imaginários fermentadores de educação nas rodas de capoeira Angola do ACCARA: Elementos de uma educação circular. 2016. 144 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
MARQUES, M. O. A formação do profissional da Educação. Ijuí: UNIJUÌ, 1992.
SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
TEIXEIRA, M. C. S.; ARAÚJO, A. F. Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto, 2011.
WUNENBURGER, J.; ARAÚJO, A. F. Introdução ao Imaginário. In ARAÚJO, Alberto Filipe. BAPTISTA, Fernando Paulo. Variações sobre o Imaginário – domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).