UNIREDE: A MAIORIDADE DE UMA UTOPIA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores/as

  • Selma Dias Leite Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.423

Palabras clave:

Educação Superior a Distância, Universidade Aberta o Brasil, Contornos, História, Consórcio,

Resumen

O Consórcio UniRede das Universidades Públicas nasce, em 2000, como movimento horizontal, oriundo de propostas docentes, para oferta de cursos a distância pelas IPES. Reuniu 68 IPES, comprometidas numa parceria de produção de cursos online e gratuitos, com materiais didáticos produzidos em rede.  Como o consórcio tinha o impedimento de receber recursos públicos e não conseguiu avançar por essa razão, bem como pela ausência de política pública. Em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é lançada pelo MEC-SEED em um movimento vertical, como política de Estado. A UniRede restringiu-se a oferta do Congresso ESUD, transformando-se em Associação. Hoje, reorganiza-se mostrando ser um projeto atual e necessário para apoiar as políticas públicas integrando os dois movimentos o vertical e o horizontal.

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Citas

NEVES, C. M. de C. A Capes e a formação de professores para a educação básica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, p.353-373, 2012. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/229/221. Acesso em: 20 out. 2018.

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Publicado

2019-07-18

Cómo citar

Leite, S. D. (2019). UNIREDE: A MAIORIDADE DE UMA UTOPIA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 6(1), 14–28. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.423