ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.389Palabras clave:
Design Instrucional Contextualizado, Sequência Fedathi, Taxonomia de Bloom, Material Didático, EaD Online.Resumen
Mostrar as principais confluências entre os conceitos: o Design Instrucional Contextualizado (DIC), uma metodologia de produção; a Taxonomia de Bloom (TB), uma taxonomia de objetivos educacionais de ensino/aprendizagem; a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino, para servirem de base na produção/elaboração de material didático para Educação a Distância (EaD) online. Como problema principal desse ensaio teórico, tem-se: Qual é a relação entre os conceitos de DIC e as estratégias didáticas (SF e TB) na produção/elaboração de material didático? Uma das conclusões apontou que há confluências entre esses conceitos, por haver nas etapas do DIC a possibilidade da ocorrência da seleção de estratégias didáticas (TB e SF) para a produção/elaboração de material didático para EaD.
Descargas
Métricas
Citas
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of bloom’s taxonomy of educational objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2007.
BRAGA, C. B. Didatic: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Dissertação (Mestrado profissional em computação aplicada) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2008.
BORGES NETO, H. (Org.). et al. Sequência fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: UFC, 2013.
BORGES NETO, H. Sequência fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017a.
BORGES NETO, H. Sequência fedathi além das ciências duras. Curitiba: CRV, 2017b.
CHURCHES, A. Bloom's digital taxonomy. 2009.
FILATRO, A. CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
GUEDES, J. F. Produção de material didático para ead no curso de licenciatura em matemática: o caso da UAB/IFCE. 2011. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011.
JOYE, C. R. Didáticas e metodologias do ensino médio e da educação profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.
MOREIRA, M. M. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência fedathi: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2014.
MOREIRA, M. M. et al. Uso do material didático da disciplina de Cálculo I com base na metodologia de ensino sequência fedathi (sf): o caso da licenciatura em matemática do IFCE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13, 2, 2016, São João del Rei. Anais [...] São João del Rei, 2016.
MOREIRA, M. M. et al. A sequência fedathi na produção do material didático de matemática: estudo de caso do IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, v.12, p. 8-17, 2018.
MOREIRA, M. M. et al. Ensaio teórico sobre elaboração de material didático de matemática para ead online: estratégias didáticas em foco. In: XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2018, Sobral. Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro. Fortaleza: UFC, 2018.
SCHMIDLIN, I. O. M. Presença em educação a distância: o caso dos cursos superiores da UAB/IFCE. 2013. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).