RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO

Autores/as

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Bruna Cury De Barros
  • Carolina Marini
  • Eliane Isabel Fabri
  • Mariângela Machado De Castro
  • Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.383

Palabras clave:

Professores experientes, mentoria, aprendizagem híbrida.

Resumen

Busca-se identificar e analisar a responsividade de professores experientes quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em um ambiente de aprendizagem híbrido de formação de mentores. Analisaram-se narrativas de 14 professoras, registradas em seus diários e em uma atividade de avaliação realizada em um dos módulos do processo de preparação de mentores. Observou-se que a responsividade das docentes ao lidar com as TDIC está relacionada às dificuldades, aprendizagens, experiências prévias, sentimentos e apoios recebidos. A aprendizagem da mentoria ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de habilidades para o manuseio de TDIC devido ao programa de mentoria funcionar, em sua maior parte, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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Publicado

2018-11-05

Cómo citar

Souza, A. P. G. de, Barros, B. C. D., Marini, C., Fabri, E. I., Castro, M. M. D., & Reali, A. M. D. M. R. (2018). RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(3), 375–386. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.383