CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Nubia Carla Ferreira Cabau Secretaria de Estado de Educação - Paraná
  • Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.382

Palabras clave:

Teoria da Distância Transacional, educação Musical a distância, tecnologias da informação e comunicação,

Resumen

Este artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional proposta por Michael Moore e a Formação Docente. Com intuito de apresentar as contribuições dessa Teoria e de suas variáveis na formação do educador musical a distância, empreendemos, como procedimento metodológico, um estudo bibliográfico evidenciando a importância do diálogo, da estrutura e da autonomia. Para tanto, realizamos um levantamento da Teoria da Distância Transacional e da Educação Musical tendo como recorte analítico duas teses de doutorado. Concluímos que com as tecnologias de informação e comunicação, a própria Teoria da Distância Transacional pode ser ampliada, com a exploração de outras variáveis de ensino e aprendizagem, acrescentando novas possibilidades às variáveis já estabelecidas por Moore.

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Biografía del autor/a

Nubia Carla Ferreira Cabau, Secretaria de Estado de Educação - Paraná

Graduada em Artes pela Universidade Norte do Paraná - (Unopar) e em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora na rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Tutora virtual do curso de Educação Musical a Distância da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. 

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista

Professora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente, FACLEPP, nos cursos de Música (Licenciatura) e Pedagogia na modalidade a distância. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, PR.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Unesp/Araraquara). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

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Publicado

2018-11-05

Cómo citar

Cabau, N. C. F., Gonçalves de Oliveira, P. L. L. M., & Costa, M. L. F. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(3), 484–495. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.382

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