APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.377Palabras clave:
Docência virtual, Educação a Distância, aprendizagem da docência, saberes docenteResumen
O artigo apresenta a temática “Aprendizagem da docência para a Educação a Distância (EaD)”, como fruto de um estudo bibliográfico que objetivou caracterizar a prática e os saberes docentes nessa modalidade. Assim, explorou-se a literatura científica (em livros acadêmico-científicos, artigos científicos, teses, dissertações etc.) para identificar mudanças na docência, especialmente quando é mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como resultado do processo de análise dos materiais, foram agrupados e caracterizados elementos importantes para uma reflexão teórica sobre a docência virtual, tais como: formação dos docentes virtuais, seus saberes, suas dificuldades e estratégias de trabalho na Educação a Distância.
Descargas
Métricas
Citas
BARROS, D. M. V.; SIMÕES, P. Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da Web 2.0 e estilos de aprendizagem. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 275 - 304.
BERNARDI, M. Prática pedagógica em EAD: Uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores. 200f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
CASTRO, R. M. Tutoria a Distância do curso de Pedagogia da UAB/UEMG. In: NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 175-182.
FAGUNDES, A.C. Desafios e perspectivas da EAD/UEMG. In: NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 183-190.
FEITOZA, C. J. A. Trabalho docente em EaD: representações construídas em uma entrevista de instrução ao sósia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2012.
FERREIRA, M. C. A. Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online. 2012. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A.; MILL, D. Educação a Distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
FERREIRA, T. S. F. Representações sobre o agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria na EAD. 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
FIDALGO, F. S. R.; MOREIRA, P. R.; AMORIM, K. O. Capacitação dos servidores do sistema prisional em cursos a distância. In: MILL, D.; REALI, A. Educação a Distância qualidade e convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016, p. 215-228.
LAPA, A. B.; TEIXEIRA, G. G. S. Tutor é docente da EaD? In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p.199-214.
LIMA, D. M. A.; LIMA, F. C. B. A. A Polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das inteligências múltiplas. In:
MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 133-150.
______; OTSUKA, J. L.; MILL, D.; LIMA, D. M. A. Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina na polidocência. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 151-173.
MAGUETA, L. G. Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância. In: MILL, D.; REALI, A. Educação a Distância qualidade e convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016, p. 229-239.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
______. Educação a distância e trabalho docente virtual. 2006. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – FAE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.
______. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. de C.; OLIVEIRA, M. R. G. de (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância:
múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 25-42.
______.; ABREU-E-LIMA, D.; LIMA, V.S.; TANCREDI, R.M.S.P. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, v.2, n.4, p.112-127, 2008.
______.; PIMENTEL, N. Educação a Distância, desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
______.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014a.
______.; SILVA, A.P.; BIANCHI, P. C. F.; ALMEIDA, L. F. Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014b, p. 113-132.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework do teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, 2006.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/a3.htm>. Acesso em: 09 ago. 2018.
______, M. G. N. Formadores de professores e educação a distância: algumas aprendizagens. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 149-172.
NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016.
OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014a, p. 61-76.
______.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014b, p. 77-86.
PESCE, L. Docência na educação contemporânea: um olhar sobre a metodologia de mediação on-line. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 185-198.
ROSSIT, F. H. A. Educação Musical a Distância: Base de Conhecimento Docente para o ensino de Teclado. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
______.; MILL, D.; CORREA, A. TPACK (technological pedagogical content knowledge). In: MILL, D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Cambridge, v. 57, n. 1, p.1-21, fev. 1987.
SILVA, D. G.; ALONSO, K. M.; MACIEL, C. Um olhar interno para os recursos do Moodle: algumas considerações sobre participação e interação In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 215-228.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).