O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.372Palabras clave:
Tutoria, Ensino a Distância, Trabalho do TutorResumen
O campo de estudo da EaD ainda carece de estudos que apontem para reflexões sobre as práticas que se realizam nos cursos nessa modalidade, bem como estudos que subsidiem caminhos para a organização e reorganização dos mesmos, fortalecendo a relação saber e fazer. Tendo como foco a tutoria, este estudo teve como objetivo refletir sobre a tutoria, destacando a função, as atribuições e as relações que se estabelecem nos cursos, com os docentes e alunos na EaD. Apresentamos, aqui, os dados coletados por meio do de uma pesquisa bibliográfica, sendo que a análise se processou com relação às atribuições da tutoria a distância e presencial. Os resultados demonstraram o reconhecimento da importância da figura do tutor nessa modalidade.
Descargas
Métricas
Citas
ARETIO, L. Ga. La Educación a Distancia: de la teoria a la práctica. Barcelona: Ariel Educación, 2001.
BEHAR, P. A. et al.. Educação a distância e competências: uma articulação necessária. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília: MEC, 2007.
______. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 14 mar. 2016. Seção 1, p. 23-24.
KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio Tecnológico: saberes e fazeres na educação a distância. In: BEHAR, P.a A. (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: 2012.
PEREIRA, J. L. Cotidiano da Tutoria. In: CORRÊA, Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SCHNEIDER, D.; SILVA, K. K. A. de; BEHAR, P. A. Competências dos atores da educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHNEIDER, D. MP – ComEAD: modelo pedagógico baseado em competências para professores e para tutores em educação a distância. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).