OS PROCESSOS DE ENSINO ATRAVESSADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.371Resumen
O presente estudo, de abordagem hermenêutica, analisa um conjunto de teses que tratam sobre os processos de ensino no cenário das tecnologias digitais. Nos diferentes discursos, percebemos que o sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem está relacionado ao uso reconstrutivo das tecnologias, pois apresentam um grande potencial no campo da experiência interdisciplinar de reconhecimento coletivo. No entanto, há controvérsias e muitas preocupações a respeito das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, especialmente pelo fato da ausência de políticas voltadas à formação e educação tecnológica dos educadores.
Descargas
Métricas
Citas
ALENCAR, A. F. Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação. 2012. 387p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2012.
AMARANTE, A. A. Religações de saberes em tempos de rede: tecnociência, filosofia e educação. 2015. 194f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2015.
BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008.
CAVALCANTI, L. B. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 314f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2014.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A. As interações dialéticas com os meios tecnológicos. Anais... CIET: EnPED: 2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica. 2018. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/123> Acesso em: 10 ago. 2018.
CORBELLINI, S. A cooperação intelectual entre discentes na Educação Online: um método em ação. 2015. 220f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2015.
COSTA, A. M. Por trás de links, sempre existem pessoas: o anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais. 2013. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Educação, Caicó, 2013.
COSTA, I. M. Concepções de Mediação pedagógica: a análise de conteúdo a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD (2000-2010). 2013. 164 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Paraíba, Faculdade de Educação, João Pessoa, 2013.
FERREIRA, G. M. dos S.; ROSADO, Luiz A. da S.; CARVALHO, J. de S. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
GIACOMAZZO, G. F. Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI: mestrado profissional, redes e educação a distância. 2014. 225f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2014.
HABERMAS, J. Teoría de la ación comunicativa, I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Tecnologias na educação: tendências e desafios. Anais... IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: PUCRS, 2018. v. 4. p. 1-10.
HABOWSKI, A. C.; PUGENS, N. B.; FRANCISCO, S.; CONTE, E.; Questões sobre as tecnologias e a educação na atualidade: atravessamentos e perspectivas. Anais... XIII Semana Científica da Unilasalle (SEFIC). Canoas: UNILASALLE, 2017.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Outros olhares sobre as tecnologias na educação. Anais... Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2017.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; JUNG, H. S. Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo. Cadernos CIMEAC – v. 8, n. 1, p. 156-183, 2018. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2877/2921> Acesso em: 13 ago. 2018.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LIMA, M. H. Diásporas mentais e mentes diaspóricas: emergências, novas tecnologias, música, educação. 2013. 182 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2013.
LOPES, G. Z. L. O referencial teórico de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: um estudo bibliométrico e epistemológico. 2013. 258f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Educação, São Carlos, 2013.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
MARTINS, T. B. As metamorfoses do trabalho docente na Universidade Aberta do Brasil. 2014. 197f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Educação, São Carlos, 2014.
MENEGOTTO, D. B. Práticas didáticas em ambiente virtual de aprendizagem: modificações da ação docente. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2015.
MIRANDA, E. M. Tendências das perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de educação e ensino de ciências: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas. 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Educação, São Carlos, 2012.
PEREIRA, R. S. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade de Educação, Florianópolis, 2014.
PUGENS, N. B.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O ensino e a aprendizagem permeados pelas tecnologias digitais. Anais... CIET: EnPED: 2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/517>. Acesso em: 11 ago. 2018.
PUGENS, N. B.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. As tecnologias digitais e os processos de ensino e de aprendizagem. Anais... IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Porto Alegre: PUCRS, 2018. v. 4. p. 1-10.
PRUDÊNCIO, C. A. V. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2013. 150 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Educação, São Carlos, 2013.
QUELHAS, J. F. Da fragmentação às práticas integradoras: contribuições da informática educativa à educação em tempos de complexidade. 2013. 355f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2013.
SANTOS, C. P.; SILVA, E. L. J. A tecnologia digital na escola: a tecnologia digital e o trabalho pedagógico. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 81-90, nov./fev. 2018.
TOMITA, I. Y. A interface comunicação e educação em sala de aula: potenciais e limitações sob o olhar do professor. 2014. 157 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação, Curitiba, 2014.
VITKOWSKI, J. R. Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma. 2014. 286 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade de Educação, Florianópolis, 2014.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.
ZATTI, V. Educação técnico-científica emancipatória nos IFETs: um olhar através de Habermas e Freire. 2012. 209 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2012.
ZIEDE, M. K. L. A (re)construção da docência na educação a distância: um estudo de caso no PEAD. 2014. 247 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).