A SUBJETIVIDADE NA AVALIAÇÃO EM CURSOS ON-LINE

Autores/as

  • Cláudia Eliane da Matta Universidade Federal de Itajubá
  • Maria de Lourdes Ribeiro Unifei
  • Inajara Anselmo R. Miranda Unifei

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.37

Palabras clave:

Avaliação, Subjetividade

Resumen

Este artigo tem como tema a avaliação praticada em ambiente de Educação a Distância. Enquanto importante etapa do processo de aprendizagem tem-se observado que a ação avaliativa encontra-se saturada da visão subjetivista do sujeito avaliador. A avaliação ocupa papel especial no processo de construção do conhecimento, uma vez que é a partir de seus resultados que o processo de aprendizagem é retomado. Por sua vez, o aluno, sujeito receptor dos feedbacks avaliativos, fica à mercê dos critérios subjetivistas de seus formadores. É bastante comum reproduzirem o mesmo comportamento do avaliador, quando necessária a inversão dos papeis dos sujeitos. Objetiva-se discutir a questão da subjetividade em avaliação, argumentando-se em favor de avaliar com maior amplitude a produção e a participação dos estudantes, em especial na autoavaliação do aluno, no final da disciplina. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as informações disponibilizadas no instrumento de avaliação das disciplinas do curso de “Design Instrucional” ofertado por uma Instituição de Ensino Superior pública no ano de 2013. Da análise da subjetividade implícita na avaliação, pode-se perceber que o aluno oferece informações importantes ao final de cada disciplina. 

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Publicado

2015-10-09

Cómo citar

Matta, C. E. da, Ribeiro, M. de L., & Miranda, I. A. R. (2015). A SUBJETIVIDADE NA AVALIAÇÃO EM CURSOS ON-LINE. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(1), 127–139. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.37