ENSINO HÍBRIDO (BLENDED LEARNING) POTENCIAL E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Sandra Maria Leandro Centro Universitário Central Paulista
  • Elisete Marcia Côrrea Centro Universitário Central Paulista

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.369

Palabras clave:

Ensino híbrido. Potencialidades de aprendizagem. Desafios pedagógicos.

Resumen

Esse artigo visa discutir os potenciais e desafios que impactam no uso do ensino híbrido no ensino superior. Para isso, buscou-se artigos científicos publicados entre 2012 e 2017 que fossem completos e que tivessem procedimentos de coleta de dados de pesquisa. Os resultados apontam que o ensino híbrido proporciona aos alunos aprendizagens mais dinâmicas. Como desafios, encontram-se a exigência de uma postura proativa do corpo discente, a necessidade de uma formação docente que o qualifique para o uso dos elementos pedagógicos e tecnológicos básicos da modalidade a distância, a necessidade de mudança na atuação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem e a escassez de documentos regulamentadores que tragam informações sobre a efetiva implantação do ensino híbrido nas IES.


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Publicado

2018-11-05

Cómo citar

Leandro, S. M., & Côrrea, E. M. (2018). ENSINO HÍBRIDO (BLENDED LEARNING) POTENCIAL E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(3), 387–396. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.369