RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO BRASIL: 10 ANOS DE ATIVISMO

Autores/as

  • Tel Amiel Universidade de Brasília
  • Priscila Gonsales Instituto Educadigital
  • Debora Sebriam Instituto Educadigital

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.346

Palabras clave:

Recursos educacionais abetos, Educação aberta, Política educacional, Ativismo

Resumen

Ações em torno da abertura na educação tomaram novos rumos com a popularização da internet, da web e das novas mídias. Nesse contexto, um dos principais propulsores do desse movimento são os Recursos Educacionais Abertos (REA), tidos como elemento essencial na promoção de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade. Nesse trabalho apresentamos um breve histórico e um panorama detalhado das ações em torno dos REA no Brasil durante a última década. Detalhamos projetos de lei, marcos legais, políticas educacionais e algumas iniciativas da sociedade civil. Finalizamos sugerindo que, diante da ambiguidade e das diferentes apropriações do conceito de ‘abertura’ na educação, é importante que o movimento mantenha seu caráter ativista, em defesa da educação pública.

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Biografía del autor/a

Priscila Gonsales, Instituto Educadigital

Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto Educadigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001, foi coordenadora do Programa Educarede no CENPEC. É consultora especialista da pesquisa TIC Educação do CETIC.br e fellow da Ashoka Empreendedores Sociais desde 2013. Autora e coautora de livros e publicações sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) e Design Thinking na Educação

Debora Sebriam, Instituto Educadigital

Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madri. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica. Coordenadora de Educação com Tecnologias Digitais no Colégio Pioneiro, em São Paulo, tem liderado ações de formação de educadores para uso de Recursos Educacionais Abertos e apoio à criação e desenvolvimento de políticas públicas de educação aberta.

Citas

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Publicado

2018-07-19

Cómo citar

Amiel, T., Gonsales, P., & Sebriam, D. (2018). RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO BRASIL: 10 ANOS DE ATIVISMO. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(2), 246–258. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.346