RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO BRASIL: 10 ANOS DE ATIVISMO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.346Palabras clave:
Recursos educacionais abetos, Educação aberta, Política educacional, AtivismoResumen
Ações em torno da abertura na educação tomaram novos rumos com a popularização da internet, da web e das novas mídias. Nesse contexto, um dos principais propulsores do desse movimento são os Recursos Educacionais Abertos (REA), tidos como elemento essencial na promoção de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade. Nesse trabalho apresentamos um breve histórico e um panorama detalhado das ações em torno dos REA no Brasil durante a última década. Detalhamos projetos de lei, marcos legais, políticas educacionais e algumas iniciativas da sociedade civil. Finalizamos sugerindo que, diante da ambiguidade e das diferentes apropriações do conceito de ‘abertura’ na educação, é importante que o movimento mantenha seu caráter ativista, em defesa da educação pública.
Descargas
Métricas
Citas
AMIEL, T. Além das licenças: Alinhando recursos educacionais e uma cultura digital. In: III SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2012. Disponível em: <http://www.pucsp.br/webcurriculo>. Acesso em 15 jun. 2018.
AMIEL, T.; DURAN, M. R. C.; COSTA, C. J. Construindo Políticas de Abertura a partir dos Recursos Educacionais Abertos: Uma Análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 16, n. 2, p. 161–176, 2017.
AMIEL, T.; SOARES, T. O contexto da abertura: recursos educacionais abertos, cibercultura e suas tensões. Em Aberto, v. 28, n. 94, p. 109–122, 2015.
FERREIRA, G. M. dos S.; CARVALHO, J. Recursos Educacionais Abertos como Tecnologias Educacionais: considerações críticas. Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: <http://submission.scielo.br/index.php/es/article/view/ 186545>. Acesso em: 14 jun. 2018.
GONSALES, P.; SEBRIAM, D.; MARKUN, P. Como implementar uma política de educação aberta. São Paulo: Cereja, 2017. Disponível em: <http://educadigital.org.br/guiaEA>. Acesso em: 14 jun. 2018.
LJUBJANA OER ACTION PLAN. Ljubjana: [s.n.], 2017. Disponível em: <https://en.unesco.org/sites/default/files/ljubljana_oer_action_plan_2017.pdf>. Acesso em 14 jun. 2018.
MEIER, M. J.; DA SILVA, H. O. REA Paraná: práticas colaborativas e práticas educacionais abertas, inventários e avaliações. In: DURAN, M. R. C.; AMIEL, T.; COSTA, C. J. da (Org.). Utopias e distopias da tecnologia na educação a distância e aberta. Campinas/Niterói: Unicamp/UFF, 2018.
SOARES, T.; AMIEL, T. Recursos educacionais na Universidade Aberta do Brasil: Perspectivas e práticas. [S.l: s.n.], 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.1065516>. Acesso em: 14 jun. 2018.
ZANCANARO, A.; AMIEL, T. The academic production on open educational resources in Portuguese. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia - La producción académica en portugués sobre recursos educativos en abierto, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: <http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/16332>. Acesso em: 9 ago. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).