LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EaD

Autores/as

  • Cláudia Eliane da Matta Universidade Federal de Itajubá
  • Denise Pereira de Alcantara Ferraz Unifei

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.33

Palabras clave:

Inclusão, Tecnologias Assistivas, Educação a Distância

Resumen

A inclusão de pessoas com deficiência é uma questão recente e de extrema importância para a sociedade e esta pode se dar por meio da educação da distância via web. O cenário educacional contemporâneo mostra uma forte tendência: a crescente inserção de métodos, técnicas e tecnologias de Educação a Distância em um sistema integrado de ensino superior, permitindo o estabelecimento de cursos com combinação variável de recursos de ensino aprendizagem que podem ser utilizados em cursos presenciais ou totalmente a distância, sem que se criem sistemas separados ou excludentes. Este artigo apresenta o relato de uma experiência sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. A justificativa para este estudo está na necessidade de estabelecer processos e metodologias nas políticas educacionais que tornem acessíveis o ensino superior a todas as pessoas. Inicialmente foram identificadas pessoas com deficiências no cursos de graduação e pós-graduação a distância da Unifei. Depois, foram enviados questionários sobre as dificuldades e facilidades que essas pessoas encontram ao realizar um curso a distância. As respostas evidenciaram que a equipe multidisciplinar tem muito trabalho a fazer para que o ambiente virtual de aprendizagem utilizado seja acessível e atenda às necessidades dos alunos. Foram propostas a utilização do design inclusivo para que um curso virtual se torne acessível a todas as pessoas. A boa comunicação entre professores, tutores, equipe multidisciplinar e alunos deve ser uma prática constante para que as dificuldades sejam sanadas e para que alternativas de boas práticas sejam buscadas. Os próximos passos da equipe serão: reuniões regulares para adaptações do ambiente; reuniões com coordenadores de curso para reflexão a respeito do material disponibilizado nas disciplinas e possibilidades de acesso do aluno com deficiência visual; diálogo presencial e a distância com alunos com deficiência visual; pesquisa de outros ambientes Moodle já adaptados e solicitação de informações colaborativas.

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Biografía del autor/a

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância. É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Também leciona as disciplinas de Engenharia de Software e Linguagem Técnica de Programação. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

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Publicado

2015-10-06

Cómo citar

Matta, C. E. da, & Ferraz, D. P. de A. (2015). LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EaD. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 2(1), 37–50. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.33