AÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a experiência de implementação numa universidade pública

Autores/as

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9180-8691
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Auxiliadora Silva Freitas Universidade Federal de Alagoas
  • Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.329

Palabras clave:

Extensão, Formação de Professores, EAD, UAB

Resumen

O presente artigo apresenta o processo de implementação de ações de extensão na modalidade a distância realizadas no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Analisa, inicialmente, essas ações no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como processo formativo, em consonância com o Decreto nº 5.800/2006. Discute os aspectos conceituais concernentes à extensão universitária no desenvolvimento dos saberes acadêmicos e sociais, para refletir o papel da universidade pública nos diferentes campos de atuação, especialmente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Descreve a experiência vivenciada pela Coordenadoria de Educação a Distância (CIED/UFAL), no tocante à realização de cursos de extensão na EAD. Finaliza com uma reflexão sobre os resultados obtidos, ressaltando a necessidade de rever conceitos e metodologias inerentes ao desenvolvimento das ações extensionistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor titular na Universidade Federal de Alagoas

Maria Auxiliadora Silva Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Professora doutora em Educação.

Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira

Professora mestre em Educação.

Citas

BRASIL. Decreto nº 5.800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/ decreto/d5800.htm>. Acesso em: 5 abr. 2015.

BRASIL. Decreto nº 6.495, de 30 de Junho de 2008. Programa de Extensão Universitária (PROEXT). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2008/decreto/d6495.htm. Acesso em: 20 abr. 2015.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/UFAL. Relatórios para certificação de cursos de extensão. 2014.

DIANA, J. B.; CATAPAN, A. H. Práticas pedagógicas nos polos de apoio presencial. EmRede, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 347-355, 2017. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/237>. Acesso em: 15 ago. 2018.

LIRA, L. A. R.; LIMA, B. F. Z. Desafios da Gestão de Políticas Públicas Educacionais para Formação de Professores no Âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. EmRede, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 137-151, 2014. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/14/26>. Acesso em: 15 ago. 2018.

MICHELON, T; LIRA, L. A.; RAZUCK, F. B. O Sistema Universidade Aberta do Brasil: um Estudo Preliminar Sobre a Identificação dos Fatores Críticos da Gestão Integrada. EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 213-226, 2016. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/126>. Acesso em: 15 ago. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI(2013-2017). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/ plano-de-desenvolvimento/2013-2017>. Acesso em: 15 abr. 2015.

UFAL. Cartilha PROEXT (2006). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/extensao/ documentos/cartilha-proex>. Acesso em: 20 mar. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Publicado

2018-11-05

Cómo citar

Pimentel, F. S. C., Mercado, L. P. L., Freitas, M. A. S., & Oliveira, C. L. de A. P. (2018). AÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a experiência de implementação numa universidade pública. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(3), 641–655. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.329

Artículos más leídos del mismo autor/a