AÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a experiência de implementação numa universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.329Palabras clave:
Extensão, Formação de Professores, EAD, UABResumen
O presente artigo apresenta o processo de implementação de ações de extensão na modalidade a distância realizadas no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Analisa, inicialmente, essas ações no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como processo formativo, em consonância com o Decreto nº 5.800/2006. Discute os aspectos conceituais concernentes à extensão universitária no desenvolvimento dos saberes acadêmicos e sociais, para refletir o papel da universidade pública nos diferentes campos de atuação, especialmente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Descreve a experiência vivenciada pela Coordenadoria de Educação a Distância (CIED/UFAL), no tocante à realização de cursos de extensão na EAD. Finaliza com uma reflexão sobre os resultados obtidos, ressaltando a necessidade de rever conceitos e metodologias inerentes ao desenvolvimento das ações extensionistas.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Decreto nº 5.800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/ decreto/d5800.htm>. Acesso em: 5 abr. 2015.
BRASIL. Decreto nº 6.495, de 30 de Junho de 2008. Programa de Extensão Universitária (PROEXT). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2008/decreto/d6495.htm. Acesso em: 20 abr. 2015.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/UFAL. Relatórios para certificação de cursos de extensão. 2014.
DIANA, J. B.; CATAPAN, A. H. Práticas pedagógicas nos polos de apoio presencial. EmRede, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 347-355, 2017. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/237>. Acesso em: 15 ago. 2018.
LIRA, L. A. R.; LIMA, B. F. Z. Desafios da Gestão de Políticas Públicas Educacionais para Formação de Professores no Âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. EmRede, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 137-151, 2014. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/14/26>. Acesso em: 15 ago. 2018.
MICHELON, T; LIRA, L. A.; RAZUCK, F. B. O Sistema Universidade Aberta do Brasil: um Estudo Preliminar Sobre a Identificação dos Fatores Críticos da Gestão Integrada. EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 213-226, 2016. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/126>. Acesso em: 15 ago. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI(2013-2017). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/ plano-de-desenvolvimento/2013-2017>. Acesso em: 15 abr. 2015.
UFAL. Cartilha PROEXT (2006). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/extensao/ documentos/cartilha-proex>. Acesso em: 20 mar. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).