AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores/as

  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Juliana Sales Jacques UFSM
  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta (UAb) - Portugal
  • Sabrina Bagetti UFSM
  • Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295

Palabras clave:

Recursos Educacionais Abertos. Autoria. Coautoria. Formação continuada.

Resumen

Autoria e coautoria são atos éticos e estéticos condizentes tanto com a criação quanto com suas implicações no contexto situacional. Os Recursos Educacionais Abertos são caminhos emergentes para a mobilização do conhecimento em Educação, uma vez que se sustentam em autoria e coautoria. O foco deste artigo é a análise crítico-interpretativa do curso de formação continuada a distância “REA: Educação para o futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores do Ensino Médio. No movimento iterativo de Design-Based Research, analisou-se em que medida o curso potencializou autoria e coautoria de REA. Argumenta-se que o autorar e o coautorar não se dicotomizam se houver ação emancipatória oriunda do desejo de superar a cultura de produções com licenças fechadas.


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Publicado

2018-03-16

Cómo citar

Mallmann, E. M., Jacques, J. S., Mazzardo, M. D., Bagetti, S., & Cavichioli Lauermann, R. A. (2018). AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(1), 167–182. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295