MATERIAL DIDÁTICO PARA A EAD: AUTORIA E CRIATIVIDADE

Autores/as

  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/UAB
  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrice Marc Joye Universidade Aberta do Brasil
  • Lívia Lima Santiago Universidade Aberta do Brasil
  • Karine Nascimento Portela Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.288

Palabras clave:

Material Didático Digital, Autoria, Criatividade, Recursos Educacionais, Educação a Distância.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a produção de Material Didático Digital (MDD) com ênfase em autoria e criatividade. O artigo apresenta desde a estrutura e o planejamento do MDD até seu desenvolvimento e textualização didática. Para isso, apresentamos o fluxograma de produção; explicamos sobre a linguagem dialógica do conteúdo, e a organização e a identidade visual do MDD;  e indicamos estratégias de produção, aspectos técnicos e didáticos e recursos interativos disponíveis para professores que produzem material didático para a EaD. A pesquisa descreve uma experiência de produção apresentada no workshop “Material Didático para a EaD: autoria e criatividade”, ministrado no XIV ESUD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Débora Liberato Arruda Hissa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Ceará

Citas

BIBEAU, R. Guide de rédaction et de présentation d'un scénario pédagogique et d'une activité d'apprentissage. 2000. Disponível em: <http://www.infotheque.info/cache/ 7572/ntic.org/guider/textes/div/bibscenario.html>. Acesso em: 01 ago. 2014.

CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicação. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

FONSECA, M. S.; BORGES, A. T. A Produção de Material Didático e O desenvolvimento Profissional de Professores. In: II ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1999, Valinhos - SP. ATAS - II Encontro Nacional De Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p.335-352, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017>. Acesso em: 28 out. 2017.

HENRI, F. L’ingenierie pédagogique. 1997. Téle-université et École de technologie supérieure. Disponível em <http://cmcfses2.wikispaces.com/file/view/ _ing%C3%A9nierie.pdf/275344326/_ing%C3%A9nierie.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.

HISSA, D. L. A.; ARAÚJO, N. M. S. Produção textual do gênero webaula no formato e-book: descrição do processo de escrita. Revista Conexões. v. 10, n. 2. jul. 2016. p. 86-93. Disponível em: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/ 711>. Acesso em 28 out. 2017.

JOYE, C. R. Didáticas e Metodologias do Ensino Médio e da Educação Profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.

JOYE, C. R.; YOUNG, R. S. Educação a Distância. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013.

PAQUETTE, G. L’ingénierie pédagogique à base d’objets et le référencement par les compétences. International Journal of Technologies in Higher Education. 2004. Disponível em: <http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/05/56/37/PDF/ art4Paquette.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.

PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SILVA, Marco. Educação a Distância (EaD) e Educação Online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPED (2000 - 2010). Revista Teias. v. 13, n. 30. set. 2012. p. 95-118. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24273/ 17252>. Acesso em: 24 out. 2017.

SOUZA, V. V. S. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.

TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, P. A. (Org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. São Paulo: Artmed, 2009.

Publicado

2018-03-16

Cómo citar

Joye, C. R., Hissa, D. L. A., Joye, F. M., Santiago, L. L., & Portela, K. N. (2018). MATERIAL DIDÁTICO PARA A EAD: AUTORIA E CRIATIVIDADE. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 5(1), 149–166. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.288