METADADOS PARA O REPOSITÓRIO DA REDE E-TEC BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.282Palabras clave:
ecnologia de comunicação digital. Material didático. Hipertextualidade. Repositório.Resumen
A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério de Educação para prover educação profissional técnica em nível médio a distância. Entre as atividades realizadas pelos professores da rede, está a elaboração de material didático. Para assegurar a socialização e o compartilhamento do uso dos materiais, a SETEC promoveu o desenvolvimento do um repositório digital — o ProEDU —, potencializando os recursos públicos.Este artigo trata da escolha do padrão de metadados e da definição do modelo desse repositório. Este estudo teve como metodologia a produção colaborativa em seminários, realizada por uma equipe de pesquisadores de quatro instituições — UFSC, IFCE, IFRN e IFSUL. Os resultados desta primeira fase de estudos compreendem a elaboração, prototipagem e a disponibilização do Repositório ProEDU.
Descargas
Métricas
Citas
BARGMEYER, B. E.; GILLMAN, D. W. Metadata standards and metadata registries: an overview. Disponível em:
/www.bls.gov/ore/pdf/st000010.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2017.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.589, de 26 outubro de 2011. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/ D7589.htm#art9>. Acesso em: 20 fev.2017.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6301.htm>. Acesso em: 20 fev. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de gestão da Rede e-Tec Brasil. 2013. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/ppt/ 2702_manual_gest2.ppt>.Acesso em: 05 jan. 2018.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm> Acesso em: 05/01/2018.
CATAPAN, A. H. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender: construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
CATAPAN, A. H.; NUNES, R. C. ; FERNANDES, A. Seleção e elaboração de material didático: definição de critérios de aderência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Curitiba. Anais... São Paulo: ABED, 2014.
CATAPAN, A. H.; KASSICK, C. N.; OTERO, W. R. I. (Org.). Currículo Referência para o sistema e-Tec Brasil. Florianópolis: NUP/UFSC, 2011.
COMARELA, R.L. Gênesis: Gestão de objetos de ensino-aprendizagem: construindo um modelo. 183.pg. Tese (doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Midia e Conhecimento) Centro Tecnológico, PPGEGC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
DSPACE. Disponível em: <http://www.dspace.org/>. Acesso em: 20 fev. 2016.
DRUZIANI, C. F. M. O Repositório web como potencializador do conhecimento em objetos de aprendizagem. 2014. 262 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
FACHIN, G.R.B. Ontologia de referência para periódico científico digital. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
IEEE. Institute of Electrical and Electronics Engineers. Draft Standard for eXtensible Markup Language (XML) Binding for Learning Object Metadata Model (LOM). Learning Technology Standards Committee (LTSC). 2003.
LYNCH, Clifford A. Institutional repositories: essential infrastructure for scholarship in the digital age. Portal: Libraries and the Academy, v. 3, n. 2, p. 327-336, 2003.
NISO – ANSI/NISO Z39.85 - The Dublin Core Metadata Element Set. National Information Standards Organization. 2007
PROEDU. Acervo de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2018.
RONCARELLI, D. Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Disponível em: <https://www.rnp.br/>. Acesso em: 16 fev. 2017.
SETEC/MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica>. Acesso
em: 16 fev. 2016.
SILVA, E. L. da; CAFÉ, L.; CATAPAN, A. H. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 39 n. 3, p. 93-104, set./dez. 2010.
SisUAB. Sistema de acompanhamento e gestão dos processos da Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: <https://nte.ufsm.br/apresentacao/uab/sisuab>. Acesso em: 16 fev. 2016.
TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2003.
VICARI, R. M. et al. Brazilian proposal for Agent-Based Learning Objects Metadata Standard – OBAA. Metadata and Semantic Research. Communications. Computer and Information Science, v.108, p. 300-311, 2010.
YELA, L. P. A.; ESCOBAR, A. D. O.; ANOTA, M. M. M.; CASTILLO, J. M. Design of a mobile learning object repository (ROAM). In: IEEE INTERNATIONAL ENGINEERING SUMMIT, CUMBRE INTERNACIONAL DE LAS INGENIERIAS (IE-SUMMIT), 2., 2016, Boca del Rio. Proceedings... Piscataway: IEEE, 2016. p. 1-4.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).