DIALOGANDO SOBRE EAD: DOCÊNCIA E GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.270Palabras clave:
Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Tutoria.Resumen
O artigo objetiva evidenciar os processos de gestão e tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foi realizado um estudo exploratório que envolveu análise documental e entrevistas com bolsistas do Sistema UAB: três tutores e um coordenador de curso da Universidade do Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, são abordadas a questão das bases legais para a EaD no Brasil, algumas definições sobre a docência nessa modalidade, a organização da UAB para possibilitar a oferta e a análise das entrevistas realizadas. Os dados obtidos na pesquisa de campo revelaram que o programa UAB norteia as universidades em seus processos. No entanto, cada instituição desenvolve sua própria forma de organização, de acordo com suas experiências e necessidades.
Descargas
Métricas
Citas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - ANFOPE. Políticas Públicas de Formação dos Profissionais da Educação: Desafios para as Instituições de Ensino Superior. In: XII ENCONTRO NACIONAL. Documento final do XII Encontro Nacional. Brasília, 11 a 13 ago. 2004.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil/Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-UAB/CAPES. Novo Portal UAB. 2010. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br>. Acesso em: 20 out. 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 14 mar. 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view =download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 jan.2018.
BRASIL. Decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Educação. 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 6 mar. 2012. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7690.htm>. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Decreto n.5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/ _Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em 14 jun. 2017.
BRANCO, J. C. S.. A formação de professores a distância no Sistema UAB: análise de duas experiências em Minas Gerais. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/ bitstream/handle/1843/BUOS-9N7GEA/tese_juliana_branco_vers_o_final_26_06.pdf? sequence=1>. Acesso em: 04 abr. 2017.
BRITO, G. S.; COSTA, M. L. F. O processo de seleção do tutor na Universidade Aberta do Brasil UAB: reflexões necessárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD. Anais... 10, 2013, Belém, PA. Disponível em: <http://www.aunirede.org.br/portalunirede/index.php/anais-esud>. Acesso em: 11 nov. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KATO, F. B. G.; SANTOS, S. A. dos; MARTINS, T. B.. Da EaD à UAB: expansão anômala e repercussões no trabalho docente. In: SOUZA, D. D. L. de; SILVA JÚNIOR, J. R.; FLORESTA, M. G. S. (Orgs.). Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamâ, 2010.
MILL, D.. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. de C.; OLIVEIRA, M. R. G. de. (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.
NUNES, I. B. A história da EaD no mundo. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NETO, L. B.; BEZERRA, M. C. dos S.. Ensino a distância: solução ou novos desafios para a educação? In: SOUZA, D. D. L. de; SILVA JÚNIOR, J. R.; FLORESTA, M. G. S. (Orgs.). Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamâ, 2010.
OLIVEIRA, F. P.; LIMA, C.M. O tutor dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior parceiras da Universidade Aberta do Brasil: aspectos da profissionalização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD, Anais eletrônicos... 10, 2013, Belém, PA. Disponível em: <http://www.aunirede.org.br/ portalunirede/index.php/anais-esud >. Acesso em: 11 nov. 2017.
PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
RISCAL, S. A. A educação solidária. In: SOUZA, D. D. L. de; SILVA JÚNIOR, J. R.; FLORESTA, M. G. S. (Orgs.). Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamâ, 2010.
ROMANI, L. A.S. ; ROCHA, H. V. da. A complexa tarefa de educar a distância: uma reflexão sobre o processo educacional baseado na web. Revista Brasileira de Informática na Educação. Porto Alegre, v.8, n. 1, p. 71- 81, abr. 2001. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2247>. Acesso em 17 nov. 2017.
TARCIA, R. M. L.; CABRAL, A. L. T. O novo papel do professor na EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v 2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).