PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.237

Palabras clave:

Polo de apoio presencial, Práticas pedagógicas, Educação a Distância

Resumen

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que atinge um público cada vez maior e, com a implantação dos polos de apoio presencial, esse alcance é ampliado. O processo de ensino-aprendizagem no polo requer uma medicação singular. O objetivo do presente estudo é identificar as práticas pedagógicas realizadas nos polos e as diferentes estratégias adotadas. A metodologia desse estudo está baseada em uma revisão de literatura e na análise de algumas experiências. A partir das diferentes metodologias identificadas, evidencia-se o polo como um espaço que potencializa o processo de ensino-aprendizagem. As práticas pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, mediadas no espaço do polo implicam no modo de aprendizagem do estudante de EaD.

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Biografía del autor/a

Juliana Bordinhão Diana, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2015). Especialização em Informática na Educação, pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (2010). Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (2006). Atuou como coordenadora de polo de Educação a Distância, no Polo Sorocaba, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).Trabalha na Área da Educação, atuando em cursos de formação continuada na modalidade à distância na função de tutor à distância, pesquisador e Orientador de TCC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, polo de apoio presencial, design instrucional e produção de conteúdo para cursos a distância. 

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Especialista em Curriuclo e Filosofia pela PUCMG. Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em todos os níveis de Educação. Atua em pesquisa, ensino e extensão, com ênfase nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), cibercultura, tecnologia, Gestão de conheicmento, midia e conheciento, pedagogia digital, formação de professores, tecnologia de comunicação digital e software. Atua nos programas de Pós Graduação da Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Programa de pós-graduação em Educação. É consultora para os sistemas UAB/CAPES e Rede e_Tec Brasil. É coordenadora do núcleo de pesquisa Científica em Educação a Distância CNPq. É participante do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão na Educação (CNPq ? DGP). Coordena o núcleo de ensino pesquisa e extensão ATELIERTCD/CED/UFSC e os Projetos de pesquisa Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil; metodologias e experiências exitosas na implementação da Rede e-Tec: Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem. Participa como Pesquisadora no projeto de certificação de tecnologias educacionais/SEB/MEC. Faz parte do conselho editorial da revista TRAVESSIAS. Pertence ao comitê científico da ABED. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação Institucional da UFSC de 2004 a 2008. Diretora de Ensino de graduação 2004 a 2006 e diretora de Educação a Distância 2005 a 2008, na UFSC. Líder do Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo www.inlab.ufsc.br

Citas

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Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Diana, J. B., & Catapan, A. H. (2017). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 4(2), 347–355. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.237