EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A ESCASSEZ NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO POLO DE APOIO PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.236Palabras clave:
Educação a Distância, Acesso ao ensino superior, Polo de apoio presencial, Escassez,Resumen
A economia e a educação são fatores considerados essenciais para o desenvolvimento social de uma nação. No conceito da economia, a educação é infraestrutura social, sendo assegurada pela legislação brasileira. No ensino superior, essa seguridade não é plenamente contemplada, podendo ser considerada como um bem escasso. O avanço tecnológico potencializa o acesso ao ensino superior pela Educação a Distância com a implantação dos polos de apoio presencial. Este artigo tem o objetivo de descrever como a educação a distância pode contribuir com a redução da escassez de acesso ao ensino superior. Este estudo analisa uma possível relação entre a economia e o polo de apoio presencial. Quanto ao acesso ao ensino superior destaca-se que a EaD e os polos de apoio presencial supera em parte a escassez.
Descargas
Métricas
Citas
ALONSO, K.M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/14.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/ resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília: O Instituto, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/ resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf>. Acesso em 23.maio 2017.
____ . Resumo técnico: Censo da educação superior 2014. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2014/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2014.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/ D9057.htm>. Acesso em: 30.maio 2017.
____. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância – versão preliminar. Secretaria de Educação a Distância, Brasília: [s.n.]. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>. Acesso em: 30.maio.2017
____. Resolução nº1, de 11 de março de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Universidade Aberta do Brasil. Portal Universidade Aberta do Brasil. 2010. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/>. Acesso em: 23.maio 2017.
CORBUCCI, P.R. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil. Brasília: IPEA, 2014.
DIANA, J. B. O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2015/06/Juliana-Bordinh%C3%A3o-Diana.pdf>. Acesso em: 27.maio.2017.
HALL, R.E. Macroeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
KASSICK, C.N.; DUTRA, P.R.S.; BENTO, J.S. (org) O processo de gestão institucional na Rede e-Tec Brasil - Coleção Gestão e Docência na EaD. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. Disponível em: <http://www.etec.ufsc.br/file.php/1/etec/assets/1_gpgi.pdf>. Acesso em 23.maio 2017.
MENDES, C.M.; TREDEZINI, C.A.O.; BORGES, F.T.M.; FAGUNDES, M.B.B. Economia (introdução). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração - UFSC. 2007.
OLIVEIRA, R.P. O direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago, n. 11, 1999. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/ conteudo/o-direito-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-na-constitui%C3%A7%C3%A3o-federal-de-1988-e-seu-restabelecimento-pelo-sistema-de>. Acesso em: 30.mai.2017.
PARKIN, M. Economia. 8. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
SINGER, P. O que é economia. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).