TUTORIA PRESENCIAL EM POLO UAB: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFSJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.229Palabras clave:
Educação a Distância, Tutoria Presencial, Filosofia, Polo UAB, Mediação.Resumen
A tutoria presencial é a mola mestra do processo ensino aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que sua principal função consiste na mediação, ou seja, aproximar a universidade dos alunos e motivar sua permanência no curso. O objetivo deste artigo consiste em apresentar as ações da tutoria presencial que foram fundamentais para a permanência e aproveitamento dos alunos do curso de Filosofia. A metodologia utilizada se compôs da revisão bibliográfica acerca da tutoria em educação a distância e no relato da experiência da tutoria presencial do Curso de Filosofia da UFSJ no Polo UAB Franca. Como resultado foi possível verificar as ações de tutoria que foram determinantes para a permanência dos alunos no curso e seu aproveitamento com qualidade.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Fernando José et al. Educação a Distância: Formação de Professores em Ambientes Virtuais e Colaborativos de Aprendizagem. São Paulo, Projeto NAVE, 2001.
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COSTA, Elaine Cristina Pereira e BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. In: Revista Práxis. Ano VI, n. 11, jun. 2014. Disponível em: <http://www.arca.fiocruz.br/ bitstream/icict/10623/2/elaine_costaemarcelo_IOC_2014.pdf>. Acesso em 09 maio 2017.
FONSECA, Claudia Chaves. Os meios de comunicação vão à escola? Belo Horizonte: Autêntica/FCHFUMEC, 2004.
MARTINS, Onilza. Teoria e prática tutorial e Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIED, Mariângela Lenz; MENEZES, Crediné Silva. (Org). Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Aprendizagem_em_Rede_na_EAD.pdf> Acesso em: 15 ago. 2017.
PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, E. C., & CORRADI-WEBSTER, C. M. Competência social para interagir em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Investigación y Educación en Enfermería. 2011. n.29, v.1, p. 97-102.
SILVEIRA, C. A. B. Mediação pedagógica: as competências do tutor e a motivação para aprendizagem. In: ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis/SC, 5-8 ago 2014. Disponível em <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128129.pdf> Acesso em: 09 maio 2017.
TEIXEIRA, G. A avaliação no processo ensino aprendizagem. Publicado em: 2009 Fev. Disponível em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=4& texto=80>. Acesso: 15 maio 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, Daniel e PIMENTEL, Nara. (orgs) Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.
VASCONCELOS, CS. Metodologia dialética em sala de aula. Rev Educ AEC. 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).