TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Diogo Rocha Preto Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA http://orcid.org/0000-0003-3516-1480
  • Carolina Abbud da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA
  • Luisa Pavlick Pereira Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA
  • Márcia Rosa da Costa Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA
  • Sílvio César Cazella Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.182

Palabras clave:

Educação a Distância. Ensino na Saúde. Teorias de Aprendizagem, Saúde, Modelos Pedagógicos, Arquiteturas Pedagógicas.

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura para investigar quais as teorias de aprendizagem e os ambientes virtuais são utilizados na modalidade de Educação a Distância (EAD), nos cursos ou disciplinas analisadas nesta pesquisa. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se cinco artigos selecionados para análise, referentes às teorias construtivista, behaviorista e sócio-interacional em diferentes combinações. Verifica-se que, embora existam significativas publicações sobre ensino na modalidade EAD no âmbito da Saúde, ainda pouco se explora as teorias de aprendizagem neste contexto. Percebe-se a importância de atentar para as teorias de aprendizagem aplicadas a modalidade EAD, visando alinhar os fundamentos das teorias de aprendizagem a prática do ensino na Saúde nesta modalidade.

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Biografía del autor/a

Diogo Rocha Preto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA

Enfermeiro. Mestrando do PPG em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre. UFCSPA

Carolina Abbud da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA

Enfermeira. Mestranda do PPG em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre. UFCSPA

Luisa Pavlick Pereira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de POA

Psicóloga. Mestranda do PPG em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre. UFCSPA

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Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Preto, D. R., da Silva, C. A., Pereira, L. P., da Costa, M. R., & Cazella, S. C. (2017). TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 4(1), 63–72. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.182