TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.182Palabras clave:
Educação a Distância. Ensino na Saúde. Teorias de Aprendizagem, Saúde, Modelos Pedagógicos, Arquiteturas Pedagógicas.Resumen
Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura para investigar quais as teorias de aprendizagem e os ambientes virtuais são utilizados na modalidade de Educação a Distância (EAD), nos cursos ou disciplinas analisadas nesta pesquisa. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se cinco artigos selecionados para análise, referentes às teorias construtivista, behaviorista e sócio-interacional em diferentes combinações. Verifica-se que, embora existam significativas publicações sobre ensino na modalidade EAD no âmbito da Saúde, ainda pouco se explora as teorias de aprendizagem neste contexto. Percebe-se a importância de atentar para as teorias de aprendizagem aplicadas a modalidade EAD, visando alinhar os fundamentos das teorias de aprendizagem a prática do ensino na Saúde nesta modalidade.
Descargas
Métricas
Citas
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, F. (Ed.). Educação e Construção do Conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. (Ed.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ArtMed, v. 1, 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial, 1996, p. 27.834-27.841.
DA CUNHA, F. C. I.; PEREIRA, R. M. Reflexões sobre o ensino de um ofício. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 10, p. 34-42, 2016. ISSN 2318-6968.
DONAT-ROCA, R.; SÁNCHEZ-SOCARRÁS, V.; CAMACHO-MARTÍ, M. Formación online en fisioterapia: experiencia de un diseño instruccional de aprendizaje mediante la plataforma virtual Moodle. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, v. 18, n. 1, fev, 2015, p. 27-34. ISSN 2014-9832. Disponível em: <://SCIELO:S2014-98322015000100005>. Acesso em: 20 mar. 2017.
MEIRELLES, Claudia de S. Cardoso Didática, docência e tutoria no ensino superior. / Claudia de S. Cardoso Meirelles, Valéria Maria Santana. Aracaju: UNIT, 2013. 200p. : il. 22 cm.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso>. access on 04 DEZ 2016
MOLINA VELÁSQUEZ, T.; VALENCIA ZAPATA, J. E.; CALLE PINEDA, C. Diseño, desarrollo e implementación de un diplomado en línea en gestión y soporte de equipos médicos. CES Medicina, v. 23, n. 2, jul. 2009, p. 73-79. ISSN 0120-8705. Disponível em: <://SCIELO:S0120-87052009000200009>. Acesso em: 20 mar. 2017.
NUNES, T. W. N.; FRANCO, S. R. K.; SILVA, V. D. D. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, dez. 2010, p. 554-564. ISSN 1981-5271. Disponível em: <://SCIELO:S0100-55022010000400011 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
RANGEL-S, M. L.; BARBOSA, A. O.; RICCIO, N. C. R.; SOUZA, J. S. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 41, jun. 2012, p. 545-556. ISSN 1807-5762. Disponível em: <://SCIELO:S1414-32832012000200019 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
SABBATINI, R. M. Ambiente de ensino e aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 2007.
SILVA, L. M. G. D.; GUTIÉRREZ, M. G. R. D.; DOMENICO, E. B. L. D. Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 5, out. 2010, p. 701-704. ISSN 1982-0194. Disponível em: <://SCIELO:S0103-21002010000500019 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
UNICAMP. Teleduc. 2017. Disponível em: < http://www.teleduc.org.br/?q=historico >. Acesso em: 23 de janeiro de 2017.
VARGAS, F. M. D. A. et al. A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, p. 849-870, 2016. ISSN 1981-7746. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300849&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).