A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA O AMBIENTE HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.170Palabras clave:
educação, casse hospitalar, tecnologias da informação e da comunicação,Resumen
As Tecnologias e as boas práticas educativas interferem intensamente no processo de aprendizagem. Exige atitude educativa específica da escola e do docente para sua utilização. Em ambiente hospitalar, favorece o aprendizado do aluno/paciente, quanto a sua recuperação. Desafio do educador, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é a resposta contra a segregação desses indivíduos na sociedade. Constatamos que embora haja disponibilização de aparelhos tecnológicos, a formação docente para o uso das TICs são falhas, quando muito, instruem quanto suas características. A classe hospitalar proporciona não só a aprendizagem, mas, atividades lúdicas, que tornam os pacientes mais leves, permitindo o escape da realidade do hospital, favorecendo a cura através da aquisição do conhecimento.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão Escolar e Tecnologias – Formação de gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.
BRANDÃO, E. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.
DE CARLO, M. M. R. P.; Bartalotti, C. C. (orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.
FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
GALVIS, A. H. Ingeniería de software educativo. Santa Fé, Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.
KAMPFF, A. J. C. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.
MATOS, E; MUGIATTI, M. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2014.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
____ Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª. ed. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, A. S. Perspectivas para formação de professores na sociedade da informação. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (org.). Maceió: Edufal, 2007.
ROSINI, A. M. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).