CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Autores/as

  • Patrícia Ribeiro Mattar Damiance Faculdade Anhanguera de Bauru/kroton
  • Aline Megumi Arakawa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Natalia Gutierrez Carleto Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Natália Caroline Favoretto Universidade de São paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Paula Grandini Cunha Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Elen Caroline Franco Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.
  • Cristina Espírito Santo Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.
  • Vanessa Clivelaro Bertassi Panes Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, São Paulo, Brasil.
  • Magali Lourdes Caldana Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.
  • José Roberto de Magalhães Bastos Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.167

Palabras clave:

Envelhecimento. Agentes Comunitários de Saúde. Educação. Educação Continuada. CD-ROM.

Resumen

Este estudo busca relatar uma experiência de construção e avaliação de um recurso educacional digital sobre o processo de envelhecimento junto a agentes comunitários de saúde. Pesquisa qualitativa, desenvolvida no município de Monte Negro (RO), Brasil. Para a construção dos conteúdos conceituais do recurso educacional, utilizou-se a técnica de sondagem; e para a avaliação: Discurso do Sujeito Coletivo. Na percepção dos agentes, o recurso educacional se apresentou adequado em suas dimensões conceituais. A mídia selecionada foi classificada como inadequada ou inconveniente. Acredita-se que, com a ampliação do acesso a novos meios e instrumentos de conversão de recursos digitais, a mídia possa ser repensada, considerando-se o contexto sociocultural e as conveniências dos agentes de saúde.

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Biografía del autor/a

Patrícia Ribeiro Mattar Damiance, Faculdade Anhanguera de Bauru/kroton

Doutora em Ciências pelo Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB-USP-Bauru. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (2012). Especialista em Enfermagem Pediátrica (2010). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2010). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2001). Docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Bauru/Kroton. Experiências e vivências na área de Políticas Públicas de Saúde, Saúde Coletiva, Educação e Educação Especial.

Aline Megumi Arakawa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Natalia Gutierrez Carleto, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

Natália Caroline Favoretto, Universidade de São paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

Paula Grandini Cunha, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Elen Caroline Franco, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

Cristina Espírito Santo, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

Vanessa Clivelaro Bertassi Panes, Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, São Paulo, Brasil.

Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

Magali Lourdes Caldana, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

José Roberto de Magalhães Bastos, Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.

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Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Damiance, P. R. M., Arakawa, A. M., Carleto, N. G., Favoretto, N. C., Cunha, P. G., Franco, E. C., Santo, C. E., Panes, V. C. B., Caldana, M. L., & Bastos, J. R. de M. (2017). CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 4(1), 251–266. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.167

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