FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.153Palabras clave:
Cursos Online Abertos e Massivos, Saúde, Ensino-aprendizagemResumen
Esta pesquisa compreendeu uma revisão integrativa, com os objetivos de identificar e analisar as publicações de Massive Open Online Courses (MOOC) na área da saúde que utilizam a interface ensino-aprendizagem, bem como sua efetividade. A busca das publicações indexadas ocorreu no mês de novembro de 2015 e utilizaram-se as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science, Scopus e Diretory of Open Access Journals (DOAJ), com a equação de busca Massive Open Online Course and Health. Foram selecionados seis artigos para a síntese com relatos sobre a construção de um MOOC na área da saúde. A modalidade MOOC analisada, na sua grande maioria, mostra-se eficaz e impactante de uma forma positiva na interface ensino-aprendizagem.
Descargas
Métricas
Citas
BARIN, C.S.; BASTOS, F.P. Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios. Renote. v. 11, n. 3, p. 1-10. 2013.
BUCHEM, I. et al. Wearable Learning for Healthy Ageing through Creative Learning: A Conceptual Framework in the project “ Fitness MOOC” (fMOOC). Interaction Design and Architecture(s), n. 24, p. 111-124, 2015.
DING, Y. et al. "Bioinformatics: Introduction and Methods," a Bilingual Massive Open Online Course (MOOC) as a New Example for Global Bioinformatics Education. PLoS Computational Biology, San Francisco, v. 10, n. 12, 2014.
GOLDBERG, L. et al. Relationship between participants' level of education and engagement in their completion of the Understanding Dementia Massive Open Online Course. Bmc Medical Education, v. 15, 2015.
LIYANAGUNAWARDENA, TR; WILLIMS SA. Massive open online courses on health medicine: review. J Med Internet Res. Aug 14; 16(8):2014. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4155756/ Acesso em: 20 nov.2015.
MATTAR, J. Web 2.0 e as Redes Sociais na educação. São Paulo: Artesanato educacional, 2013.
MENDES, K.D. S. et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 17, n.4, p. 758-64. 2008.
MILLIGAN, C.; LITTLEJOHN, A. Supporting Professional Learning in a Massive Open Online Course. International Review Of Research In Open And Distance Learning, v. 15, n. 5, p. 197-213, 2014.
PATON, C. Massive open online course for health informatics education. Healthcare Informatics Research, v. 20, n. 2, p. 81-87, 2014.
PARKINSON, D. Implications of a new formo online education. Nursing Practice Review. Online education. Nursing Times, 2014;v.110,n.13. 2014.
REDFIELD, R. J. Putting my money where my mouth is: the Useful Genetics project. Trends in Genetics, v. 31, n. 4, p. 195, 2015.
SILVA, S. MOOC como ambiente de aprendizagem?. Sinergia, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 121-125, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2014_n2/pdf_s/segmentos/artigo_05_v15_n2.pdf Acesso em: 25 nov. 2015.
STARK, C.M.; POPE, J. Massive Open Online Courses: How Registered Dietitians Use MOOCs for Nutrition Education. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v.114, n. 8, p. 1147-1155. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).