ENSINO À DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: QUESTÕES FILOSÓFICAS

Autores/as

  • Marília Amorim Universidade de Paris VIII

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.13

Palabras clave:

ética, ato, transmissão, memória, corpo

Resumen

O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira é um relato de experiência de trabalho na modalidade do ensino à distância e de alguns problemas que nela foram identificados. O trabalho foi realizado com dois grupos de alunos oriundos de classes sociais diferentes. A diferença no êxito dos grupos é analisada em sua relação com as diferentes modalidades de diálogo entre professor e aluno. A segunda parte do texto é uma tentativa de traduzir os problemas identificados em questões para uma reflexão filosófica, tomando como base conceitos do pensamento bakhtiniano. A articulação entre as dimensões ética e epistemológica que estrutura a teoria de Bakhtin é transposta para o campo educativo. 

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Publicado

2014-07-27

Cómo citar

Amorim, M. (2014). ENSINO À DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: QUESTÕES FILOSÓFICAS. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 1(1), 120–136. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.13